O netmundi.org produz e distribui desde 2010 conteúdos sobre arte, cultura e filosofia. Aqui você irá encontrar posts autorais, áudios, vídeos, obras de domínio público, eBooks e milhares de imagens de obras de arte. É um trabalho perseverante motivado pelo desejo de conhecer e compartilhar.

Destaques

Categorias

Textos Introdutórios

Frases de Grandes Pensadores

Filosofia Antiga

O pensamento filosófico grego surgiu no século VI a.C com Tales de Mileto e se estendeu até VI d.C, quando da derrocada do Império Romano e a ascensão do cristianismo. São mil e duzentos anos de história da filosofia greco-romana. Este é o período da Filosofia Antiga, que representa o aparecimento das primeiras investigações puramente racionais acerca da realidade e da existência humana.

ÁUDIO: Características das filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea

Filosofia Medieval

A Filosofia Medieval foi desenvolvida principalmente — mas não exclusivamente — na Europa durante a Idade Média (séculos V-XV). A característica principal da Filosofia Medieval é a experiência humana fundamentada na existência do sagrado. Essa perspectiva ficou conhecida como Quaestio Dei (Questão de Deus): a busca racional pela verdade que não se contradiz pela fé.

ÁUDIO: Características das filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea

Filosofia Moderna

A Filosofia Moderna tem uma certidão de nascimento: a publicação da obra Discurso sobre o Método em 1657, do filósofo René Descartes. O mundo ocidental dava sinais de profundas mudanças com o Renascimento, mas será a partir de Descartes que a Era Moderna inaugura o modo científico de investigação, inspirado no método cartesiano. Nesse período, profundas mudanças políticas e científicas na Europa irão inspirar pensadores como Rousseau, Locke, David Hume e Immanuel Kant, sempre baseados na forma racional e metódica que marcou a Filosofia Moderna.

ÁUDIO: Características das filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea

Filosofia Contemporânea

A Filosofia Contemporânea surge no final do século XVIII. Tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto os séculos XVIII, XIX e XX. A a chamada “Filosofia pós-moderna” foi incorporada à Filosofia Contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas. Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa em meados do seculo XVIII. Com isso, torna-se visível a exploração do trabalho humano. Ao mesmo tempo, se vislumbra o avanço tecnológico e científico. Nesse momento ocorrem diversos avanços. Destacam-se: a eletricidade, o uso do petróleo e do carvão, a invenção da locomotiva, do automóvel, do avião, do telefone, da fotografia e do cinema. Mais recentemente a internet e a tecnologia lançaram novos desafios para os pensadores.

ÁUDIO: Características das filosofias antiga, medieval, moderna e contemporânea

Livros para baixar

Músicas para ouvir e baixar

Falácias

Falácias não são apenas formas incorretas de argumentar, mas também formas incorretas de pensar. Contudo, mesmo pessoas inteligentes recorrem às falácias, pois são atalhos para encurtar o debate, fugir do assunto ou enganar o público. Políticos e líderes religiosos as utilizam ostensivamente contando com o fanatismo, fragilidade ou ingenuidade das pessoas. No argumento falacioso as premissas não sustentam a conclusão. Muitas falácias são difíceis de serem detectadas e acabam passando a ideia de argumento válido e coerente.

Cibercultura

A comunicação digital gerou um novo comportamento humano. A interação entre milhões de pessoas de todos os horizontes através de um caótico mundo virtual criou novas formas de pensar e manifestações artísticas. A cibercultura é esse conjunto de transformações que ocorrem na sociedade e na cultura e que têm sua origem no desenvolvimento do ciberespaço. Este novo mundo ultra conectado representa um dos grandes desafios da filosofia contemporânea.

Textos Motivacionais

Indicação de Vídeos

Vídeos do Canal Youtube

Blog do Editor