HOME

Tabela Periódica Completa e Atualizada

Tabela Periódica Completa Atualizada

A tabela periódica é uma representação gráfica dos elementos químicos. Nela, os elementos estão organizados por número atômico crescente, num arranjo de linhas e colunas. Cada elemento tem seu símbolo e número atômico indicados em seu quadrado. É essencial para o estudo da química.

A ordem dos elementos e sua divisão em grupos (colunas) e períodos (linhas) se baseia nas suas camadas eletrônicas. Assim, cada linha horizontal (período) apresenta os elementos da mesma camada eletrônica, totalizando sete linhas (sete períodos). Os elementos que têm propriedades semelhantes estão colocados em colunas verticais chamadas famílias ou grupos, totalizando dezoito colunas (dezoito grupos). Por exemplo, os gases nobres hélio (He) e neônio (Ne) estão no grupo (coluna) 18.

Atualmente, a tabela periódica possui 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais). Cada quadrado informa o nome do elemento, seu símbolo químico, peso atômico e número atômico.

Tabela Periódica


Tabela Periódica completa e atualizada para baixar em PDF
Tabela Periódica completa e atualizada para baixar em PDF

Períodos e Grupos da Tabela Periódica


Como foi explicado mais acima, os períodos são as linhas horizontais e representam a camada eletrônica de valência. Já os grupos ou famílias são as colunas verticais e reúnem elementos com propriedades semelhantes. Vejamos agora cada um desses períodos e grupos:

Períodos

São as linhas horizontais numeradas (de 1 até 7) que apresentam elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas:

  • 1º Período: 2 elementos
  • 2º Período: 8 elementos
  • 3º Período: 8 elementos
  • 4º Período: 18 elementos
  • 5º Período: 18 elementos
  • 6º Período: 32 elementos
  • 7º Período: 32 elementos

Tabela Periódica em preto e branco


Tabela Periódica em preto e branco completa e atualizada para baixar em PDF
Tabela Periódica em preto e branco completa e atualizada para baixar em PDF

Grupos


A Tabela Periódica é formada por 18 grupos ou famílias. A maioria desses grupos estão relacionados de acordo com suas propriedades químicas e correspondem às colunas verticais numeradas de 1 até 18.

  • Grupo 1: família dos metais alcalinos
  • Grupo 2: família dos metais alcalinoterrosos
  • Grupos 3 a 12: família dos metais de transição
  • Grupo 13: família do boro
  • Grupo 14: família do carbono
  • Grupo 15: família do nitrogênio
  • Grupo 16: família do oxigênio (calcogênios)
  • Grupo 17: família dos halogênios
  • Grupo 18: família dos gases nobres

Propriedades periódicas dos elementos


Breve história da Tabela Periódica


A tabela periódica é uma ferramenta fundamental na química, que organiza os elementos químicos com base em suas propriedades e comportamentos. Sua história remonta ao século XIX, quando diversos cientistas contribuíram para sua criação e desenvolvimento.

Em 1869, Dmitri Mendeleev, um químico russo, criou a primeira versão, organizando os elementos em ordem crescente de massa atômica e notando que as propriedades químicas se repetiam periodicamente. Essa organização permitiu a previsão de elementos ainda desconhecidos, deixando espaços vazios na tabela para futuras descobertas.

A tabela periódica atual foi organizada em 1913 por Henry Moseley, que a ordenou pelo número atômico dos elementos químicos, reorganizando a tabela proposta por Mendeleiev.

Com o tempo, com o avanço da compreensão da estrutura atômica, novos elementos foram descobertos e a tabela periódica foi refinada. A descoberta do número atômico e o desenvolvimento da teoria quântica forneceram uma base sólida para a organização dos elementos.

Países onde foram descobertos os elementos químicos


Em 2019, a tabela periódica completou 150 anos de existência, representando um marco significativo na história da ciência. Para celebrar essa data, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou este ano como Ano Internacional da Tabela Periódica, reconhecendo a importância dessa ferramenta para a ciência e para a compreensão do mundo que nos cerca. Essa homenagem destacou não apenas sua relevância no campo científico, mas também sua influência na educação, na indústria e em diversas áreas da vida moderna, demonstrando como uma simples organização de elementos químicos revolucionou nosso conhecimento e impactou positivamente a sociedade ao longo desses 150 anos.

AutorAlfredo Carneiro | Editor do netmundi.org