HOME

Platão: Metafísica, Mito da Caverna e Apologia de Sócrates

platão

Platão é considerado um dos maiores filósofos da filosofia ocidental. Seu mestre, Sócrates, é o grande herói de suas obras. Platão apresenta, através dos diálogos de Sócrates, os fundamentos de sua filosofia metafísica. Muitos filósofos concordam que é difícil saber quando é Sócrates que fala ou quando é Platão que fala através de Sócrates. Abaixo estão links para dois importantes textos de Platão, posts e frases. Leia também o texto O que é metafísica?

Apologia de Sócrates narra a defesa deste sábio grego diante da acusação de corromper os jovens e pregar contra os deuses de Atenas. Sua argumentação lógica e racional são os  fundamentos de nossa atual forma de argumentar. É uma das mais belas obras da antiguidade, que mostra a dignidade de Sócrates diante da morte. Leia um breve texto sobre o julgamento de Sócrates e várias frases e imagens deste filósofoAlém da beleza poética, esta obra apresenta também a estrutura argumentativa lógica que é a base dos estudos sobre lógica e linguagem realizados posteriormente por vários filósofos.

Trecho da obra a República onde Sócrates apresenta o Mito da Caverna, que narra a libertação de um homem das correntes da ilusão. É uma introdução à filosofia de Platão que apresenta este mundo como ilusório e sombrio, apenas um reflexo do mundo perfeito das ideias. Mostra também a perseguição contra aqueles que elevam seu pensamento para além das ilusões deste mundo. O Mito da Caverna é também uma crítica de Platão à sociedade ateniense, que condenou à morte seu mestre Sócrates por questionar os valores dos cidadãos atenienses e constranger sábios e homens influentes. Esta obra influenciou boa parte das tradições espiritual do ocidente. Pode-se até mesmo dizer que Platão “inventou” (ou descobriu?) o mundo espiritual. Não mais um simples além-mundo, mas um mundo que é a origem do mundo físico.

Autor: Alfredo Carneiro