HOME

O desastre do comunismo na Rússia

revolução comunista russia. Comunismo

O Líder do Partido Liberal-Democrata da Rússia, Vladimir Zhirinovsky, discursa ferozmente contra o comunismo. Suas considerações apoiadas em dados precisos, boa memória e experiência própria, acabou se tornando uma valiosa fonte de reflexão sobre a revolução comunista na Rússia.

Vladimir, assim como muitos historiadores, considera que Stalin foi o mais terrível genocida da história e que nada matou mais do que o comunismo, beirando 100 milhões de mortos por fome e execução. A revolta e o inconformismo de Vladimir parecem resultar do fato de seus oponentes honrarem a memória de Stalin, sendo isso uma cegueira imperdoável, afinal, Stalin já foi julgado negativamente pela história.

Não apenas Stalin, mas também Lênin e a ideologia comunista como um todo têm características de violência extrema. Apoiados nas propostas filosóficas de Karl Marx, levaram a cabo um projeto de “sociedade justa” que, no final das contas, resultou em genocídios, pobreza, sofrimento e destruição. Aparentemente a implantação do comunismo só ocorre desta forma.

A Revolução dos Bichos e o comunismo na Rússia

O escritor Geroge Orwell, em sua obra A Revolução dos Bichos, acusa as lideranças comunistas de se valerem de ideologias, assassinatos  e conspirações para, no final das contas, concentrarem todo o poder e riqueza nas mãos de uns poucos “porcos” . Toda utopia socialista seria utilizada apenas em prol do poder e conforto dos líderes, suas famílias e amigos. O povo, mergulhado na alienação, medo e ingenuidade, acaba apoiando os dirigentes do regime. E os dissidentes que resistem são executados. Stalin tornou-se um especialista nesta estratégia que une alienação do povo e assassinato político.

Comunismo x Capitalismo

O comunismo nasceu, pelo menos teoricamente, com objetivo de justiça e igualdade. Também é considerado uma antítese do capitalismo, que possui um lado sombrio de concentração de riqueza, consumismo desenfreado  e alienação midiática. Segundo o filósofo alemão Jürgen Habermas, no capitalismo “O homem vira um mero produto”.

Por outro lado, o comunismo parece não ser a solução para os problemas gerados pelo capitalismo e, além do mais, as sociedades democráticas são possíveis apenas no sistema capitalista. Enquanto não encontramos uma resposta, talvez devêssemos adotar a ideia de Winston Churchill, que afirmava: “o capitalismo é o pior sistema que temos exceto todos os outros.”

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!