HOME

Filosofia Antiga: o surgimento do pensamento filosófico

Filosofia Antiga e Filosofia Grega

A filosofia surgiu na Grécia, ou melhor, nas colônias gregas da Ásia, no século VI a.C., e se estendeu até VI d.C., quando da queda do Império Romano e da ascensão do cristianismo. São mil e duzentos anos de história da filosofia antiga.

A Filosofia Antiga se divide em dois momentos importantes. O primeiro, com os pré-socráticos, os primeiros filósofos, que voltaram seu pensamento para a investigação da natureza, ou seja, para a cosmologia.

Esses primeiros pensadores buscavam identificar qual o elemento físico primordial da natureza, e suas conclusões variaram entre a água, o fogo, o átomo, entre outros. Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito e Parmênides estão entre os primeiros filósofos, junto com vários outros. Essa é considerada a primeira fase da filosofia antiga.

O segundo momento da filosofia antiga foi iniciado por Sócrates, Platão e Aristóteles, quando a filosofia se volta para o conhecimento do homemEssa passagem da cosmologia para a investigação do homem ficou conhecida como Virada Antropológica. A partir desse momento, os pensadores irão voltar sua atenção para a ética, a natureza humana, a sabedoria de vida e o conhecimento de si mesmo.

Também faz parte desse segundo momento a filosofia helenística, surgida após as conquistas de Alexandre, o Grande. O Epicurismo e o Estoicismo são correntes marcantes da filosofia helenística, que buscavam a arte de viver e a tranquilidade da alma. Alguns filósofos importantes desse momento foram Epicuro de Samos, Sêneca, Epiteto, Diógenes de Sínope e o Imperador Romano Marco Aurélio.

Filosofia Antiga: confira nossos posts ou visite o Portal de Filosofia