HOME

Arte Tecnológica: uma introdução

Arte Tecnológica - introdução

A arte tecnológica ou digital é uma nova forma de fazer arte que substitui os materiais utilizados na produção da arte tradicional por dispositivos tecnológicos. Telas, pincéis, quadros e esculturas passam a concorrer com uma arte virtualizada, conectada e interativa.

A nova face da arte deve responder aos anseios do homem moderno. O novo e populoso mundo tecnológico, caracterizado pela conectividade, pelo cotidiano caótico e pela confusão dos espíritos, está em busca de um novo tipo de arte que o represente. Essa nova arte deve dar sentido e valor à tecnologia.

Através dos recursos tecnológicos os artistas aumentam sua capacidade de se expressar, transportam o espectador para dentro de ambientes virtuais, conectam quadros distantes e buscam causar surpresa e impacto, chamando a atenção para o sentido da obra.

Recursos de interatividade e imersão levam o indivíduo a sentir o prazer de caminhar em um jardim fantástico ou a sentir na pele a agonia da guerra.

Dessa forma, a arte tecnológica tenta mostrar como a tecnologia e seus dispositivos se infiltraram silenciosamente em nossas vidas, alterando costumes e ampliando nossa visão do mundo, sendo utilizada também na reflexão acerca das novas questões cotidianas, emocionais e filosóficas.

AutorAlfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org