FILOSOFIA

O milagre grego e o nascimento da Filosofia

O Milagre Grego - a origem da filosofia

Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo — como concepção da vida e do mundo — , poderemos dizer que sempre houve Filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para os enigmas de sua existência.

Nesse sentido, todo povo, por primitivo que seja, possui uma concepção do mundo. Mas se compreendermos a Filosofia em um sentido próprio, isto é, como resultado de uma atividade da razão humana que se defronta coma totalidade do real, torna-se impossível pretender que a Filosofia tenha estado em todo em qualquer tipo de cultura.

O que a história nos mostra é exatamente o contrário: a Filosofia é um produto da cultura grega. E é justamente este incrível e sofisticado florescimento cultural, que permitiu o nascimento da Filosofia em sentido racional, que chamamos de milagre grego.

A contribuição de outros povos


Os Povos antigos e o milagre grego

O mitológico barco “Argos” foi inspirado nos barcos que eram comuns entre os povos gregos e muito utilizados no comércio com outros povos, como os egípcios. Esse florescimento da navegação e do comércio também proporcionou o intercâmbio cultural que iria incentivar (mas não determinar) o milagre grego.

A Filosofia teve seu início nas colônias da Grécia, nos séculos VI e V a.C. Assim, a filosofia grega se desenvolve da periferia para o centro, concentrando-se em Atenas somente mais tarde, com os sofistas e os filósofos chamados Socráticos.

E aqui devemos acenar a um primeiro problema importante: o da origem da filosofia grega e a influência do Oriente.

A florescente navegação e a rica atividade comercial das colônias jônicas da Ásia Menor as colocaram em contato com os povos do Egito, da Fenícia e da Mesopotâmia, e a influência desses povos vizinhos sobre o processo de formação da filosofia grega não pode ser ignorada.

A opinião dos comentaristas sobre esse problema, sobretudo no século passado, debatia-se entre duas teses extremas: a primeira afirma que a Grécia trouxera do Oriente todos os principais conteúdos de sua cultura, e assim sendo, seria ela destituída de originalidade maior, mesmo em relação à Filosofia.

E a segunda tese faz o elogio do milagre grego e defende a independência do gênio helênico, considerando-o uma espécie de produto exótico dentro do panorama “bárbaro” dos povos antigos.

As duas teses são exageradas e hoje vêm sendo substituídas por uma visão mais equilibrada.

Sem dúvida os gregos sofreram influência de outros povos. Todo povo desenvolve certas ideias sobre a vida e o mundo, desdobra certas concepções sobre a alma, sobre a origem do mundo a partir do caos, sobre os ciclos cósmicos e a unidade do universo, etc.

Estas ideias sob a forma de mitos, estão presentes nas mais antigas religiões.

Povos mais adiantados, como os do Egito e outros países do Oriente Médio, chegaram até mesmo a desenvolver uma matemática, uma astronomia e uma medicina.

Que o contato com todos esses povos não poderia deixar os gregos imunes, , isso é óbvio. Mas a despeito disso, pode-se dizer que os gregos constituem uma exceção e que nos legaram uma cultura e um pensamento original.

Esta originalidade pode ser constatada em dois pontos básicos:

a) Se certos elementos “bárbaros” ou exteriores penetraram na Grécia, isso não significa que todo o conteúdo do pensamento grego seja estrangeiro. Receberam, sem dúvida, certas ideias gerais, mais ou menos comuns a todos os povos primitivos; dos povos mais adiantados, receberam certa ciência — mas seria absurdo pretender que se tenham limitado ao que receberam de fora. Estes conteúdos funcionaram como ponto de partida, que de forma alguma é incompatível com a rica contribuição do povo grego.

b) Por maior que tenha sido o impacto do não-grego sobre o grego, o surto da Filosofia jamais poderia ser explicado pela mera coincidência de conteúdos. O que importa salientar é que na Grécia se instaura um tipo de comportamento humano mais acentuadamente racional. É esta maior atenção à dimensão especificamente racional que caracteriza o povo grego e o chamado milagre grego.

“Outros povos nos deram santos, os gregos nos deram sábios”


Esculturas de Sócrates (lado esquerdo) e Platão, os mais representativos filósofos gregos que voltaram suas investigações racionais para a ética e influenciam toda a cultura ocidental.

Não se trata de contrapor os gregos aos outros povos como se estes fossem destituídos de racionalidade. Mas diante da realidade do mundo, os gregos não se limitaram a uma atividade prática ou a um comportamento religioso; souberam assumir um comportamento propriamente filosófico, pois a pergunta filosófica exige uma postura intelectual.

Sem esta autonomia do comportamento racional, não se poderia compreender o surto da filosofia grega. Por isso em seu sentido forte e específico, a Filosofia é um produto original da cultura grega. O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) resumiu assim o milagre grego: “Outros povos nos deram santos, os gregos nos deram sábios”.

Autor: Gerd. A. Bornheim

Leia também no netmundi:

  1. Categoria Filosofia Antiga
  2. Fedro de Platão: O misterioso daemon de Sócrates e o amor platônico
  3. Linha do Tempo da Filosofia – Pré-socráticos
  4. Pré-socráticos: do mito ao logos ou a origem da filosofia
  5. Pensamento de Sócrates
  6. Pensamentos de Epicuro
  7. Pensamentos de Nietzsche