FILOSOFIA

Rubem Alves: “O professor é um mago”

Rubem Alves - o professor é um mago

Rubem Alves (1933-2014) foi teólogo, psicanalista, professor universitário, pastor presbiteriano e pedagogo. Além da sua ampla formação no Brasil, obteve também os títulos de doutor em Filosofia e mestre em Teologia em instituições acadêmicas nos EUA.

Além de escrever sobre educação, religião e filosofia, é também o autor de grande número de crônicas, ensaios e artigos. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas, e foi considerado um dos escritores brasileiros mais influentes no campo da pedagogia.

Foi um dos fundadores da Teologia da Libertação e, apesar de suas origens religiosas, foi também um crítico das religiões, sendo por isso acusado de subversão e afastado da Igreja Presbiteriana. “Deus criou os pássaros, enquanto que as religiões criaram as jaulas”, escreveu.

Sua postura humanística e sua inclinação ao marxismo lhe angariou desafetos não apenas entre religiosos, mas também foi mal visto pelo Regime Militar. Devido a isso, foi perseguido e se exilou nos EUA.

Além de escritor produtivo, teve uma carreira acadêmica ativa. Foi Professor titular de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMP, além de Diretor de Assessoria de Relações Internacionais e Diretor de Assessoria Especial para Assuntos de Ensino.

Formou-se também em psicanálise, escrevendo artigos e ensaios sobre psicologia e comportamento para jornais de ampla circulação no Brasil.

Rubem Alves deixou um legado de centenas de obras publicadas. Sua ampla e eclética produção literária, mesmo após sua morte, produz frutos até hoje, sendo ele mesmo o tema de muitas teses de mestrado, doutorado e monografias.

Para ele, o professor deveria agir como um mago, fazendo as coisas acontecerem de fato, e não como um mágico, que apenas ilude e engana.

Faleceu em 2014, aos 80 anos, devido à debilitação causada pelo Mal de Parkinson. Conforme era seu desejo, seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas sob um ipê-amarelo.

AutorAlfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org