HOME

O Menino e o Mundo: poesia e reflexão

O menino e o mundo - poesia e reflexão

O filme O Menino e o Mundo, de Alê de Abreu,  é uma contemplação embalada pela energia colorida da música popular. Essa contemplação ocorre através de um garoto que vivencia o mundo brutalizado pela pela lógica capitalista.

No filme, as famílias são desfeitas, os campos são esvaziados e os pais se afastam dos filhos. A vida perde sentido a não ser quando se canta a própria identidade, quando se canta a própria cultura.

Mas essas afirmações de vida e identidade são perigosas e precisam ser controladas pelo sistema, pois acabam evidenciando a realidade do mundo. Então, a música colorida é combatida pelas máquinas de guerra. Tudo isso em nome do produto, da venda e do mercado.

O filme é uma triste poesia que evidencia a irracionalidade do consumismo desenfreado. Da felicidade infantil no campo, cheio de cultura e afeto, vai-se até o pesadelo da pobreza urbana, um ambiente cinza atravessado pela propaganda, pelo cansaço e pela melancolia. Apenas os artistas nos comerciais têm um rosto. O povo surge com uma expressão de traços simples.

De forma infantil, a narrativa mostra o caminho da fabricação de um produto desde o trabalho no campo até a confecção em outro país e seu retorno, já manufaturado, para ser vendido às mesmas pessoas que trabalharam na matéria prima.

O Menino e o Mundo é melancólico e contemplativo. Apresenta a visão de uma criança pobre cuja vida é afetada pelo progresso e pelo avanço da tecnologia e nos pergunta se é mesmo essa a sociedade que desejamos.

Autor: Alfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org