HOME

O Livro de Ouro da Mitologia | PDF para baixar (PDF)

Mitologia Grega - Hades e Cérbero

“As religiões da Grécia e da Roma antigas (hoje chamadas de mitologia) desapareceram. As chamadas divindades do Olimpo não têm mais um só homem que as cultue, entre os vivos. Já não pertencem à teologia, mas à literatura e ao bom gosto. Ainda persistem, e persistirão, pois estão demasiadamente vinculadas às mais notáveis produções da poesia e das belas artes, antigas e modernas, para caírem no esquecimento.

Propomo-nos a contar episódios relativos àquelas divindades, que nos chegaram dos antigos, e aos quais aludem, com frequência, poetas, ensaístas e oradores modernos. Desse modo, nossos leitores poderão, a um só tempo, distrair-se com as mais encantadoras ficções que a fantasia jamais criou, e adquirir conhecimentos indispensáveis a todo aquele que se quiser familiarizar com a boa literatura de sua própria época.”

O texto acima foi retirado da Introdução ao Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch. Considerei essa introdução um pouco depreciativa, apesar da fantástica compilação que este livro encerra. A influência das mitologias Grega e Romana são basicamente o fundo poético, artístico e simbólico que constituiu a civilização ocidental e criou o ambiente propício aos questionamentos dos primeiros filósofos gregos, os pré-socráticos.

O fundador da psicanálise, Sigmund Freud, foi um pouco mais longe, e utilizou a riquíssima simbologia dessas mitologias para falar dos conteúdos deste enorme e misterioso labirinto que é a mente humana. Atualmente, alguns consideram que a mitologia é um mapa riquíssimo de nosso inconsciente, com tudo que ele tem de elevado, nobre, problemático, ruim e puramente humano. Não apenas na psicologia, mas também na filosofia, vários filósofos contemporâneos, entre eles Friedrich Nietzsche e Albert Camus, encontraram na mitologia os recursos necessários para expressar seus conceitos mais sofisticados e impactantes.

Além do mais, existe um renascimento das religiões pagãs no mundo. E não será raro daqui a pouco que se encontrem cultos oficiais aos antigos deuses, como já está acontecendo atualmente nos países nórdicos. Tudo isso há de significar alguma coisa. Conhecer a mitologia é também se inteirar não apenas de si mesmo, mas daquilo que a cultura ocidental conseguiu criar de mais sofisticado na literatura, na poesia, na música e nas artes em geral.

Confira alguns posts do netmundi sobre Mitologia:

Navegue pelo Netmundi:

  1. Blog do Site
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org