HOME

Revolução dos Bichos e Admirável Mundo Novo: resumos

A Revolução dos Bichos e Admirável Mundo Novo são obras que se complementam, pois retratam extremos de dois sistemas econômicos, políticos e ideológicos.

Admirável Mundo Novo apresenta um mundo de alienação causada pelo capitalismo; A Revolução dos Bichos mostra a dominação política violenta disfarçada de igualdade socialista.

As duas obras refletem um fato histórico: na grande maioria das vezes, ideologias, religiões e sistemas econômicos são estratégias de dominação. Os dois textos indicados nos links abaixo são reflexões baseadas na leitura dessas obras.

A Revolução dos Bichos: uma fábula política: texto sobre o  livro escrito por George Orwell para denunciar os abusos, mentiras e mecanismos de poder da União Soviética, surgida após a Revolução Russa de 1917.

Orwell é também autor do livro 1984 — que cunhou o termo “Big Brother” — e da expressão “Guerra Fria”, amplamente utilizada como referência à tensão internacional ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.

Em Revolução dos Bichos, Orwell se valeu da linguagem metafórica: líderes comunistas são representados como porcos.

Admirável Mundo Novo: texto sobre o  livro de ficção científica escrito em 1931 por Aldous Huxley, mesmo autor de Portas da Percepção, que inspirou o nome da banda The Doors.

Admirável Mundo Novo faz um ataque radical ao capitalismo, descrevendo uma sociedade que tem fundações na alienação, na busca do prazer e na utilização de drogas como meios de escapar das angústias existenciais.

A “felicidade” é o objetivo desta sociedade, mesmo que pagando o preço da falta de consciência. Os dissidentes do sistema, na maioria pessoas muito inteligentes, são isolados para evitar distúrbios e manter a alienação.

Autor: Alfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.

Navegue pelo netmundi.org


  1. Página Principal
  2. Filosofia Antiga
  3. Filosofia Medieval
  4. Filosofia Moderna
  5. Filosofia Contemporânea
  6. Livros – PDF
  7. Músicas clássicas para ouvir e baixar
  8. Galeria
  9. Textos motivacionais
  10. Falácias
  11. Cibercultura
  12. Vídeos comentados
  13. Vídeos Canal Youtube
  14. Blog do Editor
  15. Frases & Imagens de grandes filósofos