HOME

Links sobre filosofia política

thomas hobbes política

Ao contrário da metafísica, da epistemologia e da ética, a política não é um tema exclusivamente filosófico. É também objeto da ciência política e de outras áreas do saber, como a sociologia. No entanto, a filosofia é a atividade do entendimento. Ela, em suas investigações, busca refletir e elaborar conceitos sobre um tema específico. Assim, a política não passaria despercebida pela filosofia. Muitos filósofos se dedicaram a investigar nossa experiência em comunidade e deram enormes contribuições à política, chegando até mesmo a direcionar seus caminhos. Conheça as contribuições de Hobbes, Locke e Aristóteles.

O contratualismo de Locke, o Indivíduo, a Ética e o Direito.  Texto que apresenta elementos essenciais do contratualismo lockeano, entre eles, o estado da natureza e a lei natural. Reflexões sobre a antropologia,  pressuposta no pensamento de Locke, que concebe o ser humano como indivíduo. Implicações do individualismo na ética e no direito.

Hobbes e a medida da desigualdade entre os homens. Texto que discorre sobre o princípio da igualdade original de poder entre homens como um princípio básico do sistema político de Hobbes, do qual todas as teses subseqüentes deveriam ser estritamente deduzidas como teoremas.

Hobbes e a Invenção da Vontade Pública. Artigo que examina uma das principais inovações introduzidas por Hobbes na filosofia política moderna, que é a invenção da noção de vontade política pública. A dimensão moderna do público é estabelecida por Hobbes por meio da solução do problema da passagem do múltiplo ao uno, da multidão ao povo.

A Revolução dos Bichos: uma fábula política. Texto sobre o  livro escrito por George Orwell para denunciar os abusos, mentiras e os sórdidos mecanismos de poder da União Soviética, surgida após a Revolução Russa de 1917. Orwell é também o autor do livro 1984, que cunhou o termo “Big Brother” e autor da expressão “Guerra Fria”, amplamente utilizada com referência à tensão internacional ocorrida após a Segunda Guerra Mundial. Em Revolução dos Bichos, Orwell se valeu de uma linguagem metafórica para construir sua crítica, onde os porcos seriam os líderes comunistas.

O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. “Admirável Mundo Novo” é um  livro de ficção científica assustadoramente atual escrito em 1931 por Aldous Huxley. O livro faz um ataque radical ao mundo excessivamente consumista, descrevendo uma sociedade que tem suas fundações na alienação, na busca do prazer, na liberdade sexual e na utilização de drogas e jogos como meios de escapar das angústias existenciais. A “felicidade” é o objetivo desta sociedade, mesmo que pagando o preço da falta de consciência, da manipulação de massa e do condicionamento mental.

Ótima palestra do professor  Carlos Nougué (youtube) sobre Aristóteles, fazendo comparação com a filosofia de Platão e tecendo considerações sobre a política no pensamento desses filósofos. Parte 1   Parte 2.

Autor: Alfredo Carneiro

Editor do netmundi.org