HOME

Nietzsche e a Genealogia da Moral

Nietzsche e a genealogia d moral

Genealogia da Moral, uma Polêmica é a obra onde Nietzsche apresenta seus célebres conceitos de “bom e maue “bom e ruim“, mais especificamente na primeira dissertação. São conceitos centrais da filosofia deste polêmico e genial filósofo alemão. Nietzsche observou que em determinado momento de nossa história passamos a significar duplamente essas palavras, ora para se referir aos fracos e ora para se referir aos fortes. Esta investigação resultou em uma de suas mais polêmicas obras. Leia aqui  esta obra em PDF.

Para complementar o texto, duas aulas do professor Paulo Ghiraldelli Jr  sobre “bom e mau” e “bom e ruim” de Nietzsche. Youtube Parte 1  /   Parte 2

Assista també no Café Filosófico com Viviane Mosé o  Especial Nietzsche. (Youtube)separador

Leia também alguns textos de minha autoria sobre este polêmico filósofo alemão

Nietzsche, socialismo e capitalismo: Um texto onde argumento porque este filósofo não deve ser utilizado para defender posições políticas ou econômicas, principalmente socialistas ou capitalistas. Apesar de suas ideias serem muito utilizadas para combater “sistemas de dominação” e meritocracia, se engana quem pode fazer isso sem queimar os dedos.

A tragédia humana: Como o filósofo alemão interpreta o pensamento de Platão e como isto influenciou o cristianismo e fez surgir a modernidade como uma era de despotencialização e enfraquecimento do homem.

Vontade de Verdade e Vontade de Potência: Conheça dois conceitos fundamentais que permeiam o pensamento do filósofo bigodudo. Vontade de potência não é simplesmente vontade de poder, mas de querer.

separador

Trechos de Livros

Viva o melhor possível e, só então,morra:  O filósofo nos pergunta se a vida que vivemos é a vida que escolheríamos viver eternamente. Chamou esta ideia de “eterno devir”. Zaratustra, o personagem de sua obra prima, condena a mediocridade e exorta as pessoas a serem melhores do que são, a se descobrirem e se excederem. Este Trecho do livro A Cura de Schopenhauer, de Irvin D. Yalom aborda essa ideia

Zaratustra e a apologia ao Sol: Trecho do livro Assim Falav Zaratustra, onde o personagem faz um belíssimo “elogio ao Sol” e pede sua benção.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org