HOME

A água da vida: metáfora sobre o egoísmo

Água da Vida - metáfora do egoísmo

A água da vida, desejando tornar-se conhecida, jorrava de um poço e corria sem esforço nem restrições. As pessoas vinham beber a água mágica e ficavam nutridas, pois era limpa, pura e revigorante.

Mas a humanidade não se contentou em deixar as coisas nesse estado paradisíaco. Gradativamente começou a murar o poço, cobrar entrada, reivindicar a posse da propriedade, criar leis elaboradas sobre quem teria acesso, colocar cadeados nos portões.

Logo o poço se tornava propriedade dos poderosos. A água ficou zangada e ofendida; parou de correr e foi jorrar em outro lugar.

Os proprietários ao redor do primeiro poço estavam tão entretidos com seus sistemas de poder que não perceberam que a água havia desaparecido. Continuaram vendendo a água inexistente, e poucos perceberam que o verdadeiro poder não existia mais.

Mas algumas pessoas insatisfeitas muniram-se de grande coragem e foram em busca do novo poço, que também caiu sob o controle de novos proprietários, e o mesmo destino se abateu sobre ele.

A fonte tornou a se transferir para outro lugar — e assim a história vem se repetindo. Essa é uma história que mostra como uma verdade fundamental pode ser mal usada e distorcida num jogo egocêntrico.

Segundo dizem, essa era uma das metáforas favoritas do famoso psiquiatra Carl Gustav Jung. Mas a maravilha da história é que a água está sempre correndo em algum lugar e está disponível a qualquer pessoa inteligente que tenha a coragem de procurar a água da vida na sua forma atual.

A água tem sido frequentemente usada como símbolo do mais profundo alimento espiritual da humanidade. Hoje ela também está jorrando, como sempre, pois o poço é fiel à sua missão; mas a água jorra em alguns lugares esquisitos. Muitas vezes parou de jorrar nos locais costumeiros, reaparecendo em lugares surpreendentes.

Autor: Robert A. Johnson

Sugestões de leitura


  1. O dilema do porco-espinho, de Arthur Schopenhauer
  2. Nossa casa está em chamas
  3. O Cadarço – a loucura segundo Charles Bukowski
  4. O sofrimento e o bem estar segundo Solzhenitsyn
  5. O Sonho dos Ratos, de Rubem Alves
  6. Ozymandias: um poema sobre o poder e o tempo
  7. Os três filtros de Sócrates: o bom uso da razão
  8. Fedro de Platão: O misterioso daemon de Sócrates e o amor platônico
  9. As rotinas criativas dos grandes pensadores

Navegue pelo netmundi.org