HOME

O sofrimento e o bem-estar segundo Alexander Solzhenitsyn

Alexander Solzhenitsyn sobre o sofrimento

Neste vídeo o escritor russo e prêmio nobel de literatura Alexander Solzhenitsyn (1918 – 2008) reflete sobre a importância do sofrimento e os aspectos nocivos do bem-estar.

Solzhenitsyn afirma que o sofrimento pode ser de grande valor para o crescimento pessoal, contudo, é óbvio que não deve ser buscado, pois seria uma busca antinatural. Trata-se de aceitá-lo com coragem quando ocorre e aprender a lidar com a adversidade.

O bem-estar, por sua vez, pode ser responsável pelo “fim da alma”, pois se um homem vive em estado de completo bem-estar, sua personalidade pode tornar-se subdesenvolvida.

Compreender o sofrimento, entretanto, não é tarefa fácil. Somente o tempo aliado à reflexão e à coragem seria capaz de dar algumas respostas para o sentido de nossas aflições. A reflexão de Solzhenitsyn pretende contribuir nesse sentido.

Compreender o sofrimento seria uma das principais vias para o entendimento da vida. Talvez por isso Solzhenitsyn fale do bem-estar como uma espécie de “fim da alma”, uma vez que impede o entendimento do sentido maior de nossa existência.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Leia também no netmundi:

  1. Ozymandias: um poema sobre o poder e o tempo
  2. Na não-ação, nada fica sem ser feito
  3. Os três filtros de Sócrates: o bom uso da razão
  4. Schopenhauer: “Quem pode erguer-se sobre as montanhas e depois calar-se?”
  5. O dilema do porco-espinho, de Arthur Schopenhauer

Navegue pelo netmundi.org