HOME

Links para Ludwig Wittgenstein

wittgenstein

A vida do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein foi tão intensa quanto sua filosofia. Filho de um dos industriais mais poderosos da Europa, renegou sua herança milionária, pois tanto dinheiro poderia atrapalhar seus pensamentos. Alistou-se como oficial na primeira guerra mundial e participou de várias batalhas.  Recusou o chamado de recuar e abandonar seus soldados e foi feito prisioneiro. Em sua mochila de soldado estava o rascunho de uma das mais importantes obras da filosofia contemporânea: o Tractatus Lógico Philosophicus. Foi jardineiro, mestre de obras, professor de escola primária, soldado, herói de guerra, professor universitário, louco, gênio, enfim…filósofo.

Apesar da complexidade, toda introdução a sua filosofia é válida. Em seus aspectos mais avançados, é melhor ler as obras do próprio Wittgenstein e, para entendê-lo, ouvir seu conselhos:

“Minhas proposições se esclarecem dessa maneira: quem me entende acaba por reconhecê-las como contrassensos, após ter escalado através delas – por elas – para além delas. (Deve, por assim dizer, jogar fora a escada após ter subido por ela.) Deve sobrepujar essas proposições, e então verá o mundo corretamente.” 

Textos de minha autoria no Netmundi – Filosofia

Wittgenstein, o filósofo que matou a filosofia. Uma pequena introdução à vida e obra deste filósofo genial

Wittgenstein: Jogos de linguagem e os besouros nas caixas. Texto sobre alguns conceitos fundamentais, como os jogos de linguagem e a significação de palavras.

A lápide e a escada de Wittgenstein. Comentário sobre a foto da lápide do filósofo, um presente enviado por um casal de amigos que visitaram o túmulo do filósofo em Cambridge.

Outros Links

O argumento da Linguagem Privada.  Ótimo texto de Peter Hacker sobre a argumentação de Wittgenstein sobre a linguagem privada.

Ludwig Wittgenstein e o Jogo de Linguagem. Video aula de Paulo Goulart sobre o conceito de  jogos de linguagem. Um boa introdução.

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org