HOME

Édouard Manet: 300 obras para ver e baixar

Édouard Manet - obras para ver e baixar

Édouard Manet (1832 – 1883) foi um pintor francês considerado o precursor do impressionismo e um dos principais artistas do século XIX. Suas obras, algumas escandalosas para a época, como Olympia e Almoço na Relva, foram um marco na busca por uma nova arte europeia que começava a se libertar de imposições estéticas e sociais.

Apesar da influência dos pintores clássicos espanhóis e dos traços de realismo de suas obras, a técnica de Édouard Manet fugia das regras tradicionais. Sua valorização dos jogos de luz e sombra inspiraram os primeiros impressionistas; sua rebeldia desafiava convenções artísticas, como a nudez que fugia dos padrões clássicos e o foco na vida cotidiana. Por isso seus quadros frequentemente eram recusados em exposições.

Sua arte refletia um período de transformações artísticas, sociais e intelectuais da Europa, a Belle Époque. Foi amigo de importantes personalidades desse momento histórico, como Émile Zola — retratado na obra Retrato de Émile Zola —, Edgar Allan Poe e Claude Monet.

Édouard Manet: 300 obras para ver e baixar


Autor: Alfredo Carneiro // Editor do netmundi.org

Navegue pelo netmundi.org