HOME

Sobre o netmundi.org

sobre o netmundiO netmundi.org é dedicado à divulgação da Filosofia. É um trabalho perseverante motivado pelo desejo de conhecer e compartilhar. É voltado para estudantes de filosofia e, principalmente, para todas as pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

Acreditamos que a filosofia não é doutrina nem ideologia, e sim uma reflexão que parte da realidade cotidiana, ou, como afirmou Wittgenstein, “a filosofia não é uma teoria, mas uma atividade“.  Por isso, não é minha intenção apenas estimular a reflexão sobre aquilo que foi pensado em outras épocas e lugares, mas também contribuir para que nós, brasileiros, possamos pensar a partir de nossa realidade, de nossa história e de nossa incrível multiplicidade cultural. Essa é a proposta principal do netmundi.org. Para isso, o netmundi é dividido em três sites: 

Por fim, leia também esta página de advertência, pois para aqueles que não conhecem a tradição filosófica, é comum que algumas ideias pareçam ousadas ou mesmo chocantes. Porém, o objetivo final da filosofia não é chocar ou agredir  — ainda que se utilize destes recursos — mas fazer parte de um enorme debate público que se realiza na história e que busca a realização das mais elevadas finalidades da humanidade.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org