HOME

Bertrand Russell: mensagem para o futuro

Bertrand Russel - mensagem para o futuro

Neste vídeo o filósofo britânico Bertrand Russell  (1872 – 1970) nos deixou uma mensagem para o futuro. Russel, em 1959, respondendo à pergunta do repórter da BBC, fez um rápido discurso que já previa um mundo interconectado e intolerante.

Um ponto importante dos conselhos Russel é a ênfase nos fatos: não devemos considerar ideias nem argumentos que não estejam ligados tão somente aos fatos.

Por mais que isto pareça simples, o que assistimos atualmente é a disseminação de ideias desconectadas dos fatos mais óbvios.

Segundo Russel, isto ocorre porque tendemos a acreditar em ideias que estejam de acordo com nossas convicções, mesmo que essas ideias não correspondam aos fatos ou sejam claramente irracionais.

Bertrand Russell foi considerado um dos maiores filósofos de sua época. Prêmio nobel de literatura, pacifista, pensador e ativista político incansável, matemático brilhante e mestre intelectual de Ludwig Wittgenstein, outro filósofo notável do século XX.

Teve uma vida longa e, apesar de descendente da nobreza britânica, lutou contra o establishment, fez campanha a favor do desarmamento nuclear e foi preso em protestos aos 89 anos.

Outras sugestões de leitura


  1. Frases de Bertrand Russel
  2. Edgar Morin – a urgência do pensamento complexo
  3. Michel Foucault – principais ideias e obras
  4. Cérebro – investigações filosóficas e científicas
  5. Apolíneo e dionisíaco: a criatividade segundo Nietzsche
  6. Karl Marx e Adam Smith: oposições entre marxismo e liberalismo clássico
  7. Saiba a diferença entre Ciência e Filosofia
  8. O que é Filosofia?
  9. Qual a diferença entre ética e moral?

Navegue pelo netmundi.org