HOME

A Era Medieval foi uma “idade das trevas”?

Era Medieval

O que dizem os atuais filósofos cristãos contra o termo idade das trevas não pode ser ignorado. Negar mil anos de pensamento focando apenas na inquisição (principalmente no julgamento de Galileu e Giordano Bruno) é um grande erro. Até mesmo aqueles que, como eu, louvam as culturas pagãs antigas, só sabem algo sobre essas culturas devido ao trabalho dos monges copistas. E se o trabalho desses monges alterou muitas coisas das culturas pagãs, ainda assim as registraram. A Era Medieval foi mais importante do que julga o senso comum.

Isso ocorreu porque, assim como os judeus, os cristãos medievais privilegiaram a intelectualidade e a escrita. Os primeiros registros do Feng Shui levados ao ocidente foram feitos por um padre que, mesmo afirmando que era algo absurdo, as registrou com detalhes. No fundo o Feng Shui era um sábio estudo da topologia e das disposições de uma construção mesclados com a cultura chinesa.

Era Medieval

Da mesma forma as primeiras histórias sobre Thor e Odin na Escandinávia e sobre Tengri, uma espécie de Thor da mongólia, foram feitos por padres que tinham educação suficiente para escrever sobre isso, e talvez nunca soubéssemos nada sobre eles, pois na época os vikings e mongóis tinham apenas tradição oral. Isso sem falar na filosofia antiga dos gregos, também preservada pelos filósofos medievais.

Também não podemos esquecer que Einsten se valeu da Navalha de Ockham na elaboração da teoria da relatividade. Por isso que não podemos ser injustos com várias de suas conquistas.  A Era Medieval foi um riquíssimo período para a filosofia, além de preservar e prosseguir um grande diálogo com a tradição grega.

o-nominalismo-de-ockham

A própria modernidade e o surgimento do pensamento científico foi fruto do terreno preparado pela filosofia medieval, e talvez poucos filósofos depois de Aristóteles desenvolveram a lógica de forma tão rica e elaborada. A hegemonia da Igreja ocorreu porque esta era a única instituição que de apresentou após a ruína do Império Romano para dar ordem ao caos político e administrativo.  E não podemos esquecer que a moderna administração de empresas surgiu inspirada na estrutura administrativa da Igreja.

É claro que existiu muita injustiça e sofrimento, não estou negando isso, mas  apenas enfatizando que anular as conquistas culturais e filosóficas desse período com base apenas nos fatores negativos é um erro. Todos aqueles interessados na história do pensamento não podem ignorar a era medieval, seja em seus aspectos positivos ou negativos.

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org
twitter:@alfredo_mrc

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!