HOME

Ukiyo-e (Estampas Japonesas): história e 900 imagens

ukiyo-e Estampas japonesas

As estampas japonesas, cujo nome original é ukiyo-e, são uns dos maiores legados culturais do Japão. Sua beleza, originalidade e criatividade influenciaram a arte europeia do século XIX e fazem parte da identidade do país. A Grande Onda de Kanagawa, do artista Katsushika Hokusai (1760–1849), é uma das imagens mais conhecidas do mundo.

Ouça esse post:

    O pintor holandês Vincent Van Gogh pendurou algumas estampas japonesas em seu quarto em Arles e fez uma versão da obra A ponte sob a chuva, do artista Hiroshige (1797-1858). Suas mais famosas pinturas — como Quarto em Arles e Autorretrato — possuem traços desta arte japonesa (cores chapadas, ondulações, etc).

    O ukiyo-e também marcou o movimento impressionista. Claude Monet, fundador do movimento, inspirou-se nas cores das estampas para compor várias de suas obras; também construiu uma ponte japonesa nos jardins de sua propriedade e lhe dedicou seis quadros (veja aqui um deles).

    Retrato de Émili Zola e Pintura de Monet
    À esquerda, a obra Retrato Emile Zola, de Édouard Manet (1832-1883), exibe uma estampa ukiyo-e na parede. No lado direito, a obra La Japonaise, de Claude Monet (1840-1926): o autor retratou sua esposa em trajes japoneses.

    O Japão passou três séculos isolado do ocidente, fato que favoreceu um estilo original de expressão artística. Após a abertura cultural e as exposições internacionais em Londres e Paris (entre 1862 e 1878), a influência cultural do Japão na arte ocidental foi expressiva, principalmente devido ao ukiyo-e. O crítico Jules Claretie criou o termo “japonismo” para se referir a esta influência.

    Ukiyo-e: modo de produção


    Ukiyo-e - Arte das Estampas Japonesas

    O ukiyo-e é um tipo de xilogravura. Por isso, a produção não se limita ao ilustrador, mas também ao gravurista, que talha a arte na madeira, e ao impressor, que a transfere para o papel ou tecido. A matriz de impressão em madeira permite criar uma linha de produção artesanal.

    Ao observar A Grande Onda de Kanagawa, pode-se perceber nos traços do desenho a preocupação do ilustrador com o trabalho do gravurista (que fará a matriz de madeira) e do impressor (que irá depositar a tinta e pressionar a matriz no papel ou tecido).

    O vídeo abaixo apresenta o trabalho de um impressor de ukiyo-e:

    Breve história do ukiyo-e


    As origens estéticas do ukiyo-e estão ligadas às tradições da pintura japonesa, que remontam ao Período Heian (794 – 1185). Nessa época, o processo de xilogravura era utilizado apenas de forma religiosa para imprimir selos budistas; o ukiyo-e de fato ainda não existia. Contudo, a partir do século XVI surgiram as primeiras publicações de livros ilustrados com talha de madeira.

    Ukiyo-e - Estampas Japonesas
    Gravura de Okumura Masanobu (1686 – 1764). Inicialmente Okumura se dedicou à publicação de livros e posteriormente migrou para o ukiyo-e.

    A partir do Período Edo (1603-1868), marcado pela prosperidade e surgimento de uma classe mercantil, a demanda por ilustrações impressas popularizou a xilogravura e consolidou o ukiyo-e como gênero artístico. O termo significa, literalmente, “mundo flutuante”, utilizado inicialmente para referir-se ao estilo de vida das classes abastadas da cidade de Edo, antigo nome de Tóquio.

    Ukiyo-e - Estampas Japonesas
    O ukiyo-e se popularizou durante o Período Edo, marcado pela prosperidade e ascensão de uma elite econômica que desejava uma arte que retratasse seu estilo de vida.

    Com o aumento da demanda e a exigência de ilustrações coloridas, os artistas passaram a dominar o uso das cores. As estampas coloridas exigiam vários blocos para impressão, entretanto, também permitiram variedade de estilos.

    Ainda que o nome ukiyo-e se refira originalmente à forma de vida da elite econômica, posteriormente os artistas se dedicaram a retratar paisagens, batalhas, animais, folclore, cenas urbanas, guerras, beleza feminina e o teatro kabuki

    Ukiyo-e - Estampas Japonesas
    O trabalho do artista Kobayashi Kiyochika (1847-1915) mostra a evolução da técnica das estampas japonesas.

    Durante o Período Meiji (1868-1912), marcado pela modernização e pelo contato com o Ocidente, o ukiyo-e declinou e a xilogravura voltou-se para o jornalismo, além de perder espaço para a fotografia. Assim, passou a ser visto como patrimônio cultural e arte tradicional japonesa.

    Contudo, a abertura cultural ocorrida no século XIX permitiu ao Ocidente conhecer as estampas japonesas, que em grande medida foram responsáveis pelo imaginário do país mundo afora, além de influenciar artistas  como Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Édouard Manet, Claude Monet e o movimento impressionista na França.

    Existiram movimentos contemporâneos de ukiyo-e. O movimento Sōsaku-hanga (1912-1989) é um tipo de renascimento, primando pela individualidade da expressão artística, exigindo que o artista domine todas as fases de produção (ilustração, talha em madeira e impressão). O movimento Shin-hanga (1915 – 1942) foi uma revitalização inspirada nos artistas europeus.

    Ukiyo-e - Estampas Japonesas
    Cena de A Viagem de Chiriro.

    Atualmente, o ukiyo-e não é apenas uma das (várias) identidades culturais do Japão: sua estética também marcou a produção dos animes e mangás que atraem jovens do mundo todo. A Viagem de Chihiro, animação ganhadora do Oscar de 2003, é considerado um dos cinquenta melhores filmes animados do mundo, sendo herdeiro da beleza e do imaginário transmitido pelas estampas japonesas.

    Estampas Japonesas (Ukiyo-e): 900 imagens para ver e baixar


    900 imagens de Estampas Japonesas para baixar
    1. Katsushika Hokusai (1760-1849) — 130 imagens | Versão em Vídeo
    2. Kitagawa Utamaro (1753 – 1806) — 110 imagens
    3. Kobayashi Kiyochika (1847-1915) — 130 imagens
    4. Tsukioka Yoshitoshi (1839-1892) — 180 imagens
    5. Utagawa Hiroshige (1797-1858) — 130 imagens
    6. Yamamoto Shunkyo (1872-1933) — 18 imagens
    7. Tōshūsai Sharaku (? – 1795) — 30 imagens
    8. Suzuki Harunobu (1725 -1770) — 60 imagens
    9. Torii Kiyonaga (1752 – 1815) — 30 imagens
    10. Toyohara Chikanobu (1838–1912) — 50 imagens
    11. Okumura Masanobu (1686 – 1764) — 50 imagens

    AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.