HOME

Immanuel Kant | 8 livros para baixar (PDF)

Nunca sistema algum de pensamento dominou tanto uma época quanto a filosofia de Immanuel Kant dominou o século XIX. Após décadas de desenvolvimento quieto e meditação, o misterioso celta de Königsberg despertou o mundo de seu “sono dogmático”, em 1781, com sua monumental obra Crítica da Razão Pura.

Daquele ano até agora, sua filosofia dominou quase todos os discursos sobre os limites do conhecimento humano. Todos os debates filosóficos, religiosos e científicos empalideceram diante da ideia kantiana de que a realidade é, na verdade, uma sofisticada construção de nossa mente — enquanto a verdadeira realidade é completamente inacessível a nós.

Obviamente, uma ideia como essa não poderia ser descrita em termos simplórios, ainda mais por um filósofo detalhista e obcecado como Immanuel Kant. Seu livro é um dos mais difíceis da tradição filosófica, e o impressionante rigor lógico com que Kant analisa a mente não permitiu que seus críticos simplesmente o ignorassem. O grande problema da filosofia de Kant, para seus opositores, é que ela parece fazer muito sentido.

Will Durant, um de seus biógrafos, afirma que “Kant é o último autor do mundo a quem devemos ler diretamente, pois despreza exemplos e as coisas concretas. Sua leitura é destinada aos filósofos profissionais”. Apesar do exagero, a leitura de obras introdutórias é um ótimo conselho, não apenas para este filósofo quanto para qualquer outro.

Desprezar Kant é quase o mesmo parecer superficial e preguiçoso. O filósofo enigmático de Königsberg tornou-se incontornável. Até hoje suas ideias são pré-requisito de toda filosofia madura. O filósofo Arthur Schopenhauer, outra mentre brilhante da filosofia ocidental, considera qualquer homem uma criança até que tenha compreendido Kant.

Após a publicação da Crítica, o filósofo de Königsberg publicou outras obras que se tornaram clássicos da Filosofia, onde ele reflete sobre ética, religião, política e o esclarecimento dos homens.

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Leia Também no netmundi.org


Livros de Immanuel Kant para baixar


  1. Crítica da Razão Pura
  2. Fundamentação da Metafísica dos Costumes
  3. O que é Iluminismo (versão1)
  4. O que é o Esclarecimento? (versão2)
  5. A religião nos limites da simples razão
  6. Crítica da Razão Prática
  7. Os Progressos da Metafísica
  8. Carta a Iohann Heinrich Tiefrunk (1797)

Navegue pelo netmundi.org


  1. Blog do Editor
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos