HOME

Zygmunt Bauman | 6 livros para baixar (PDF)

Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman (1925 – 2017) foi um sociólogo e filósofo polonês que realizou uma análise atual e criativa das sociedades contemporâneas. Ficou conhecido principalmente pela sua ideia de modernidade líquida, expondo de forma concisa e esclarecedora a fugacidade das relações do nosso tempo — sejam elas amorosas, comerciais ou mesmo nossas amizades.

Em sua análise, Bauman considera fatores diversos como dívidas, cartões de crédito, medo, anorexia e vários outros elementos pertencentes ao nosso cotidiano. Segundo ele, integramos essa fugacidade e velocidade, típica do capitalismo, às nossas relações íntimas e familiares.

Isso gerou um mal-estar generalizado, nos transmitindo sempre a sensação de que não existe mais nada que seja sólido. Tudo é líquido e se dissolve rapidamente.

Apesar da avaliação pessimista, existe também a solução óbvia da negação (sugerida por ele mesmo): uma vez que percebemos a situação nociva que nos encontramos, podemos sempre rejeitar este estilo de vida imposto e ver nascer novas possibilidades.

De certa forma, o conselho de Bauman lembra o conselho do filósofo Immanuel Kant (1724-1804) ao declarar que a preguiça e a covardia são os principais motivos que impedem o avanço da humanidade.

Confira abaixo seis livros de Zygmunt Bauman para baixar. Você também encontra esses e outros livros na biblioteca digital do netmundi.

AutorAlfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org