Pensamentos & Imagens

Moral e Ética

Moral e ética

O dilema moral surge quando devemos fazer o que é certo no entanto não queremos fazer o que é certo. Um exemplo é estar atrasado para uma festa e, no meio do caminho, encontrar alguém que precise da nossa ajuda (um acidente, por exemplo). Não queremos perder a festa, mas devemos ajudar quem precisa, esta é uma escolha moral.

Para minha prima Clara Bitar

A ética é o conjunto de valores, hábitos, normas e ações difundidos por uma determinada sociedade ou grupo de pessoas, enquanto que a moral é a prática individual influenciada por esse conjunto de valores éticos. Ética e moral se complementam, uma vez que nossas decisões que envolvem outras pessoas são também influenciadas pelos valores éticos que recebemos de nossa família,  da sociedade, da comunidade ou do grupo que fazemos parte.

A palavra ética é oriunda do grego ethos, que é o espaço simbólico construído pelas práticas de um povo. O ethos nasce da interação dos indivíduos visando o que é bom e certo para a coletividade, e o produto dessa interação é transmitido às futuras gerações. É, portanto, uma construção social e histórica. É através da prática do que é considerado correto que  um sujeito se integra ao ethos de seu povo e por conseguinte se integra às esferas sociais.  Este indivíduo só será aceito nas esferas sociais de seu grupo se ele se integrar, através de sua atitudes, ao seu ethos. O ethos é, portanto, o rosto de um povo. Um bom exemplo é o respeito que os japoneses têm para com o mais velhos, que são vistos como portadores de experiência e sabedoria.  Podemos dizer então que o respeito aos mais velhos é um valor ético do povo japonês, transmitido de geração em geração, e aquele que não demonstra respeito aos mais velhos tende a ser rejeitado nas esferas sociais (política, cultural e de convivência).

Um exemplo de valor ético é o respeito que os japoneses têm para com o mais velhos, que são vistos como portadores de experiência e sabedoria. Podemos dizer então que o respeito aos mais velhos é um valor ético do povo japonês, transmitido de geração em geração, e aquele que não demonstra respeito aos mais velhos tende a ser rejeitado nas esferas sociais (política, cultura e convivência).

A moral, por sua vez, é um confronto pessoal entre aquilo que somos e a aquilo que devemos ser. Devemos ser educados, não devemos roubar nem matar,  devemos ajudar o próximo na medida do possível. Esses valores nos são repassados através de uma ética (o ethos do grupo em que vivemos).  Toda ação moral pressupõe um conjunto de valores éticos que a direcionam. A ética é o conjunto desses princípios e a moral a prática individual desses princípios. O dilema moral surge quando devemos fazer o que é certo no entanto não queremos fazer o que é certo. Um exemplo é estar atrasado para uma festa e, no meio do caminho, encontrar alguém que precise  da nossa ajuda (um acidente, por exemplo). Não queremos perder a festa, mas devemos ajudar quem precisa, esta é uma escolha moral. Temos então que decidir o que fazer, e esta é uma decisão pessoal. A ética, então, tem a função de nos apoiar em nossas escolhas morais.

Mas na interação entre moral e ética não existe rigidez. Os valores éticos são uma referência sobre o que devemos fazer, e não uma lei absoluta. É o caso da mentira. Não devemos mentir, mas, e se para salvar uma vida tivermos de inventar uma mentira? Certamente não iremos pensar: “Não devo mentir, pois é errado. Então vou deixar essa pessoa morrer”.  Por isso, o filósofo grego Aristóteles disse que a ação moral exige a sabedoria de lidar com o imprevisto, para tal ele recomenda a prudência e a sagacidade.

Por fim, querida Clara, perceba que os valores éticos também se alteram com o tempo. Se em algum momento de sua vida você perceber que os valores éticos de nosso povo causam sofrimento, é o momento de fazer escolhas morais, de questionar, de criticar e apontar os erros. O jovem não deve perpetuar eternamente os valores éticos, mas renová-los sempre que os julgar injustos.

 

Alfredo Carneiro

Licença Creative Commons
O texto “Moral e Ética” de Alfredo de Moraes Rêgo Carneiro foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 3.0 Não Adaptada. Você pode distribuir, reproduzir, adaptar e fazer uso comercial desde que cite o autor.