HOME

Construindo pontes

Construindo Pontes

Dois irmãos moravam em fazendas vizinhas. Para se encontrarem, precisavam percorrer uma longa estrada que margeava um rio que separava suas fazendas. Apesar do cansaço, faziam esta caminhada com prazer, pois se amavam e cuidavam um do outro. Um certo dia, após toda uma vida, tiveram uma grande desavença. Um pequeno mal entendido explodiu numa troca de palavras rígidas, e os irmão então deixaram de se falar. Construindo Pontes

Numa manhã, bateram à porta do irmão mais velho. Ao abri-la, um homem com uma caixa de ferramentas na mão disse:

—  Procuro trabalho, tem serviço para mim?

—  Sim , disse o fazendeiro. —  Tenho trabalho para você. Aquela fazenda é do meu irmão, brigamos e não posso mais suportá-lo. Há uma pilha de madeira perto do celeiro, construa uma cerca bem alta para que não  o veja mais.

—  Entendo a situação, disse o carpinteiro, meu trabalho lhe satisfará. — Mostre-me onde estão os martelos e os pregos e farei um trabalho que lhe deixará muito satisfeito, eu lhe garanto.

O irmão mais velho entregou o material e foi à cidade.  O homem trabalhou arduamente; anoitecia quando terminou. O fazendeiro chegou, mas no lugar da cerca havia uma ponte que ligava as duas fazendas. O fazendeiro enfureceu-se.

—  Você é muito insolente em construir esta ponte depois de tudo o que lhe contei!

No entanto, ao olhar mais uma vez para aquela ponte indesejada, viu seu irmão hesitante no meio da ponte. Por um momento, graças à ponte, os dois puderam se olhar novamente após um longo período de distanciamento e solidão. Então, o irmão mais novo saiu correndo de braços abertos em direção ao irmão mais velho. Por fim, se abraçaram, choraram e se desculparam. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas coisas e partindo.

O fazendeiro mais velho então lhe disse:

—   Espere, fique conosco mais alguns dias, tenho muitos outros projetos. Você é um carpinteiro admirável!

O carpinteiro respondeu:

—  Adoraria ficar, mas tenho outras pontes para construir.

Autor desconhecido.Construindo Pontes

Navegue pelo netmundi.org:

  1. Blog do Editor
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos