HOME

Mozart | 10 músicas para ouvir e baixar

Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) é considerado um dos maiores gênios musicais do ocidente, demonstrando talento extraordinário desde os cinco anos de idade. Boa parte de sua educação musical e sucesso inicial deveu-se ao impressionante esforço de seu pai, Leopold Mozart, que, percebendo a genialidade do filho, dedicou-se integralmente à sua instrução.

Leopold era um professor de música competente de grande cultura e se correspondia com alguns filósofos de sua época. Sua influência sobre seu filho se estendeu, além da educação musical, à organização eficiente de suas apresentações e finanças durante toda a infância e juventude do gênio precoce.

Boa parte do fracasso financeiro de Mozart na vida adulta — apesar de seu enorme prestígio entre a nobreza e a crítica musical — pode ter ocorrido devido à perda da influência de seu pai e a evidente inabilidade de Mozart em organizar sua vida pessoal e financeira.

Considerado por uns como um herói incompreendido e por outros como único responsável pela sua ruína, é inegável que Mozart tornou-se a perfeita expressão da mente genial e extravagante que é inatingível às pessoas comuns.

Após sua morte — com apenas 35 anos — foi enterrado em uma vala comum como um indigente, transformando sua história em um verdadeiro mito trágico, tal como as lendas de Homero.

Confira abaixo uma seleção das dez músicas mais populares de Mozart para ouvir e baixar:

  1. Serenata Eine kleine Nachtmusik
  2. A Flauta Mágica: segunda ária da Rainha da Noite
  3. Rondó Alla Turca 
  4. Lacrimosa
  5. Requiem
  6. Sonata para Piano No. 16
  7. Concerto para Piano No. 21
  8. Concerto para Piano No. 23
  9. Sonata No. 25
  10. Sinfonia No. 40