HOME

Johann Sebastian Bach | Biografia e 10 músicas para ouvir e baixar

Sebastian Bach - 10 musicas para baixar

Seguindo a tradição de outros gênios da música, Johann Sebastian Bach (1685-1750), nascido no Sacro Império Romano-Germânico (hoje Alemanha), desde cedo demonstrou grande talento. Grande parte de sua educação musical foi legado de sua família luterana de músicos, o que facilitou muito seu desenvolvimento.

Foi educado inicialmente com instrumentos de cordas e teclado na sua própria casa. Tudo isso associado ao fato de ser um estudante dedicado. Nesse aspecto, o destino foi bastante generoso com o Bach. Após ingressar na Lateinschule, a mesma escola onde o próprio Martinho Lutero frequentou séculos antes, logo teve seu talento reconhecido e ingressou no coro da escola, destacando-se pela sua voz de soprano.

Apesar deste início favorável, aos nove anos Bach se tornou órfão. Foi entregue aos cuidados de seu irmão mais velho, também músico, que aparentemente foi atencioso com ele.

Em poucos anos Bach já estava trabalhando como cantor em um coro local para ajudar o irmão que lhe recebeu bem, além de prosseguir seus estudos regulares. Em 1700, antes de completar 15 anos, recebeu uma bolsa de estudos em Lüneburg. Apesar de ter uma pequena pensão e moradia garantida na nova cidade, para complementar sua escassa renda ele cantava na rua, em funerais e casamentos.

Após a conclusão de seus estudos regulares, preferiu não ingressar na universidade e foi para a cidade de Weimar, onde trabalhou como violinista da corte do duque Johann Ernst.

Porém, ao ser convidado para testar um órgão em uma Igreja de Arnstadt, acabou encantando os cidadãos da cidade, que lhe ofereceram um posto de organista com uma renda considerável.

Lá conheceu uma prima de segundo grau que viera a se tornar sua primeira esposa (Bach casou-se duas vezes e teve vinte filhos, apesar de, infelizmente, ter enterrado vários deles).

Nos anos seguintes Bach se ocupou de várias atividades relacionadas à música, não apenas como compositor mas também como maestro, professor e construtor de órgãos. Esteve em várias cidades; ocupou cargos em várias cortes e tinha grande prestígio.

Certa vez um príncipe que o havia contratado se irritou com seu pedido de dispensa e o mandou prender para não perder o seu notável músico. Bach se movimentava entre as cidades sempre em busca de opções mais rentáveis e novas oportunidades de desenvolver seu talento.

Finalmente, Bach se estabeleceu em Leipzig em 1723 como diretor musical. Lá se envolveu em disputas de autoridades, já que suas novas funções envolviam uma burocrática hierarquia e tinha de prestar satisfações a vários superiores, além de se envolver em problemas pessoais e administrativos aos quais não estava acostumado.

Apesar disso, amadureceu muito e neste período produziu suas mais famosas composições. Morreu em Leipzig em 1750 com 65 anos. Sua obra não obteve reconhecimento popular em vida, ainda que elogiada por muitos críticos. Somente a partir do século XIX, suas composições passaram a ser valorizadas e atingiram grande prestígio. Sobre sua vida particular, pouco se sabe, o que gerou muitas histórias fantasiosas a seu respeito.

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.

Confira abaixo as dez músicas mais populares de Johann Sebastian Bach para ouvir e baixar.

  1. Jesus bleibet meine Freude
  2. Orchestral Suite No. 2 in B minor
  3. Orchestral Suite No. 3 in D major
  4. Toccata and Fugue in D minor
  5. Prelude and Fugue No.1
  6. Concerto No. 3 in G major
  7. Cello Suite No. 1 in G major
  8. Anna Magdalena Notenbuch: Minuet in G major
  9. Concerto in G minor
  10. Violin Concerto in A minor