HOME

Pato Donald e Pitágoras no país da matemágica

Pato Donald e Pitágoras no país da matemágica

Pato Donald no país da matemágica é um curta-metragem lançado pela Disney em 1959. O filme acabou se tornando muito popular nas escolas do mundo todo, contudo, o real motivo para fazer este post é a excelente apresentação que ele faz dos pitagóricos e algumas de suas ideias acerca da matemática.

Os pitagóricos, assim como o misterioso e lendário Pitágoras, sempre estiveram rodeados de segredos. Um dos motivos para todo este sigilo é justamente o fato dos pitagóricos serem uma escola de mistérios. Então, boa parte dos seus ensinamentos eram esotéricos e cercados de práticas religiosas (ligadas principalmente ao orfismo). Independente disso, o conhecimento matemático dos pitagóricos (e talvez do próprio Pitágoras) era assombroso e muito avançado, o que aumenta ainda mais as brumas de mistério que os cercavam.

Não apenas na matemática, mas também na música, os pitagóricos se destacavam como grandes investigadores. É atribuído a Pitágoras, por exemplo, a criação da escala musical que utilizamos atualmente. Mas tudo está, na verdade, ligado à matemática (como fica bem explicado no filme da Disney).

Talvez devido à percepção de que a matemática pode ser aplicada à natureza, Pitágoras (ou os pitagóricos) estabeleceram que o número é o princípio de todas as cosias, diferente da maioria dos pré-socráticos, que estabeleceram elementos físicos como princípios fundamentais.

O filme fala também sobre o símbolo dos pitagóricos: o pentagrama. Muito mais do que apenas uma escolha estética ou aleatória, o pentagrama contém conceitos religiosos e proporções matemáticas ocultas que geram uma enorme quantidade de formas geométricas. Estas formas geométricas, por sua vez, estão distribuídas na arquitetura, na arte, nos jogos e também na própria natureza.

A impressionante explicação que aparece neste filme sobre o pentagrama talvez seja a sua parte mais interessante. A escolha do pentagrama, portanto, diz respeito a todo um enorme conhecimento esotérico, matemático e cultural da Grécia Antiga. Assista este ótimo curta metragem com o Pato Donald e depois leia o post “Pitágoras – o número é o princípio de todas as coisas” para complementar seus conhecimentos acerca dos pré-socráticos, os filósofos preferidos de Frisdrich Nietzsche.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org