HOME

7 textos fundamentais para compreender Nietzsche

7 textos fundamentais Nietzsche

Seleção de textos do netmundi.org sobre alguns conceitos fundamentais da obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Nietzsche é considerado um dos filósofos mais influentes da atualidade e sua filosofia é enigmática e poética, pois busca fugir da estrutura rígida e argumentativa da filosofia tradicional. Influenciou vários pensadores como Sigmund Freud, Albert Camus, Foucault e muitos outros. Todos os  textos são de autoria de Alfredo Carneiro, editor do netmundi.org. Por gentileza, se for utilizar algum texto, cite a fonte. Obrigado. twitter:@alfredo_mrc

1. Nietzsche e a tragédia humana

Friedrich Nietzsche

Até a Grécia antiga anterior a Sócrates, o homem tinha uma relação íntima com a natureza. Os deuses representavam as mais altas (e as mais baixas) qualidades humanas. Os homens se identificavam com os deuses e suas ações visavam a plenitude da existência. Para Nietzsche, a vida é “vontade de potência”, que é o desejo de viver de forma plena e vigorosa, por isso o filósofo alemão considerava a perspectiva dos antigos algo mais próximo de uma vida plena e carregada de significados. Os antigos mesclavam a realidade ao mito, a existência aos mais profundos anseios inconscientes. Clique aqui para ler o texto completo.

2. Dimensões humanas e além do homem

Nietzsche dimensões humanas

Nietzsche afirma que o ser humano tem duas dimensões: a apolínea e a dionisíaca. A dimensão apolínea são nossas funções racionais voltadas para a criação de representações que têm por objetivo a praticidade, o compromisso com a realidade, enquanto que a dionisíaca cria representações sem compromisso com a realidade, na forma de imaginação,  mitos e sonhos. Clique aqui para ler o texto completo.

3. Socialismo e capitalismo

Friedrich Nietzsche

Não faz sentido que os militantes da esquerda ou da direita utilizem Nietzsche para sustentar coisa alguma. Por mais que a morte de Deus seja algo utilizado pelo ateísmo para lutar contra o “poder alienante e opressor da religião” (que é um projeto de Marx), vale lembrar que na política Nietzsche é simplório: o forte se estabelece e o fraco perece, porém, quando o fraco por uma artimanha toma o lugar do forte, temos uma sociedade medíocre e sem valor. Nivelada por baixo. Clique aqui para ler o texto completo.

4.Vontade de verdade e vontade de potência

nietzsche-vontade-de-potencia3

 A vontade de potência é um dos conceitos centrais da filosofia de Nietzsche. É através dele que este filósofo alemão irá construir sua crítica tanto à filosofia ocidental realizada após Sócrates quanto ao cristianismo. No entanto, para entender a vontade de potência é necessário compreender seu conceito oposto: a vontade de verdade. Leia aqui o texto completo.

5. O Eterno Devir: “Viva o melhor possível e, só então,morra”

Nietzsche Caricatura

Nietzsche nos pergunta se a vida que vivemos é a vida que escolheríamos viver eternamente. Chamou esta ideia de “eterno devir”. Zaratustra, o personagem de sua obra prima, condena a mediocridade e exorta as pessoas a serem melhores do que são, a se descobrirem e se excederem. Este Trecho do livro A Cura de Schopenhauer, de Irvin D. Yalom aborda essa ideia de Nietzsche. Leia aqui o texto completo.

6. Nietzsche e os filósofos pré-socráticos

Nietzsche e os pré-socráticos

Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, pois não separavam o homem da natureza. Eles produziram uma filosofia carregada de mitos, imaginação, cores, cheiros e sabores, voltada para a vida e seu dinamismo, para a descoberta dos fundamentos do mundo através da contemplação e apreciação da natureza. Clique aqui para ler o texto completo.

7. Zaratustra e a apologia ao Sol

Zaratustra e a apologia ao sol

O livro Assim Falavra Zaratustra é considerado a obra prima de Nietzsche. Este texto não é uma explicação sobre algum conceito central de sua filosofia, mas sim o trecho do livro. Zaratustra é o personagem principal desta obra, que é escrita de forma poética e enigmática. Clique aqui para ler o texto completo.

separador

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!