Ícone do site netmundi.org

Linha do Tempo da Filosofia: Pré-socráticos

Linha do tempo - pré-socráticos

A Tradição Mitológica Grega


No estudo da filosofia dos pré-socráticos, é muito importante compreender a forma mitológica de pensar do grego antigo. Esta mentalidade, que se consolidou com as obras de Homero e Hesíodo, ainda estará muito presente entre os primeiros filósofos.  Apesar do surgimento das primeiras explicações racionais, muitos pré-socráticos ainda recorriam ao pensamento mítico. Por este motivo, de forma poética e enigmática, o primeiro filósofo (Tales de Mileto) declarou: “Tudo está cheio de Deuses”.

Leia Também:

O Surgimento da Filosofia Grega


Primeiro período / Pré-socráticos

Leia também

Tales de Mileto (625/558 a.C.)

Leia também:

Anaximandro de Mileto (610/547 a.C.)

Anaxímenes de Mileto (585/525 a.C.)

Heráclito de Éfeso (540/480 a.C.)

Leia também:

Xenófanes de Cólofon (577/470 a.C.)

Pitágoras de Samos (570/495 a.C.)

Parmênides de Eléia (530/460 a.C.)

Complete seus estudos sobre os pré-socráticos com os filósofos pluralistas Empédocles, Anaxágoras e os atomistas,  que tentaram conciliar as doutrinas de Parmênides com as doutrinas cosmológicas. Os pluralistas receberam este nome devido ao fato de afirmarem que o fundamento de todos os seres não residia apenas em um elemento (como a água, por exemplo) mas na combinação de vários elementos (fogo, água, terra, ar), partículas minúsculas ou átomos. O termo “átomos” surgiu neste primeiro período da filosofia antiga.

Leia também

AutorAlfredo Carneiro – Graduado em Filosofia e pós-graduado em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília.

Referências Externas

Referências Bibliográficas

Sair da versão mobile