A Inteligência Coletiva

A inteligência coletiva nasce do trabalho colaborativo e da interação que a internet proporciona. Essa interação humana cria um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e soluções. O conhecimento compartilhado na rede se multiplica e se transforma em grande velocidade.

LINE BREAK

O compartilhamento de conhecimentos é uma prática antiga da humanidade, mas que se potencializou com a internet. No filme “A Guerra do Fogo”, que se passa na pré-história, uma tribo sofre para conseguir o fogo, que só era possível quando um raio provocava um incêndio. Em uma situação de desespero, quando a chama mantida pela tribo apagou, eles enviam um grupo em busca de fogo. Então, depois de muito sofrimento, esse grupo encontra algo mais valioso que o próprio fogo. Eles encontram uma integrante de outra tribo que detinha o conhecimento de como fazer fogo friccionando gravetos.

LINE BREAK

O desenvolvimento da escrita permitiu a propagação de conhecimento entre indivíduos e entre gerações, traçando uma linha divisória entre pré-história e história e favorecendo de maneira decisiva o desenvolvimento da civilização. Conhecimento, arte e cultura passaram a ser registrados e difundidos. O surgimento da imprensa permitiu que o conhecimento fosse distribuido em larga escala. Os erros e acertos da humanidade ficaram registrados para a posteridade e as grandes descobertas e invenções eram compartilhadas entre aqueles que tinham acesso aos livros. Posteriormente a televisão deu vida às informações com sons e imagens e com ela surgiu uma poderosa industria de entretenimento. No entanto tudo isso tinha pouca ou nenhuma interatividade. O indivíduo era um receptor passivo. A interatividade já existia, mas de forma tímida e trabalhosa para o usuário final.

LINE BREAK

Nos dias de hoje o conhecimento é transmitido pela internet através de textos, vídeos, imagens e sons. As dificuldades da busca pelo conhecimento se reduziram drasticamente graças ao compartilhamento global e a comunicação direta entre indivíduos. No entanto, através da internet, o conhecimento não é somente distribuído e compartilhado, ele é transformado rapidamente através da interatividade. Diferente do conhecimento transmitido por livros e pela televisão, o conhecimento difundido na internet é dinâmico. Um artigo ou vídeo que é publicado na internet pode receber críticas, elogios e sugestões de qualquer pessoa que tenha acesso.  O usuário final da informação deixou de ser um receptor passivo para se tornar um agente de transformação do conhecimento.

LINE BREAK

Por outro lado podemos observar no ciberespaço uma extensão da manipulação que já acontecia com a televisão. Governos, partidos políticos, empresas e emissoras de televisão disseminam valores e ideias que atendem somente aos seus interesses. Apesar da grande interatividade proporcionada pela comunicação digital, a inteligência coletiva precisa da valorização e do amadurecimento do pensamento crítico para gerar benefícios para todos e separar o joio do trigo no oceano de informações do ciberespaço.

LINE BREAK

Por fim, a inteligência coletiva só pode se desenvolver se existir a comunicação direta entre as pessoas, amadurecimento das formas de cooperação, equlíbrio entre colaboração e competição e a valorização do pensamento crítico. Sem esses fatores a internet é um campo livre para a disseminação de falsas informações e manipulação em massa. Será papel da inteligência coletiva a criação de uma consciência global que deve julgar o que é bom para todos.

LINE BREAK