Sebastian e a popularização da tecnologia

Enquanto o governo do Chile prometia fazer um sistema de alarme de terremotos, o garoto chileno Sebastian Alegria criou um com 200 dólares.

Como transformar a internet em uma poderosa ferramenta a serviço de todos? O pequeno Sebastian Alegria, do Chile, sabe como fazer isso. Ele tinha apenas a vontade de fazer e a percepção de que, com os recursos tecnológicos que dispunha, poderia fazer. Enquanto o governo do Chile fazia promessas, licitações e elaborava projetos para criar um sistema de alerta de terremotos, o garoto chileno já tinha feito um.

LINE BREAK

Sebastian faz parte de uma geração que cresceu acostumada a usar as tecnologias digitais. No entanto, diferente da grande maioria dos jovens que inundam o ciberespaço com bobagens, ele utilizou o twitter para criar um serviço de utilidade pública, um sistema de alarme de terremotos eficiente. Comprou e estudou um detector caseiro de atividade sísmica e uma placa Arduino para criar uma interface com seu computador. O resultado é um sistema que, a cada vez que o sismógrafo detecta qualquer movimento suspeito, dispara automaticamente alertas via twitter no perfil @AlarmaSismos. A engenhoca já foi capaz de detectar todos os grandes terremotos sentidos em Santiago desde maio de 2011 e custou aproximadamente 200 dólares.

LINE BREAK

Semelhante ao jovem brasileiro Rene Silva, o chileno Sebastian Alegria não esperou pelas ações lentas e burocráticas de seu governo. Ele saiu ferido do terremoto que aconteceu no Chile em 2010 e resolveu tomar uma atitude.  Por mais simples que seja o sistema criado, tal sistema funciona muito bem. Esse exemplo mostra a vantagem da popularização da tecnologia. Uma boa ideia pode estar em qualquer lugar, baratear a tecnologia e compartilhar conhecimento possibilita o surgimento de grandes soluções.