FILOSOFIA

Qual a diferença entre ética e moral?

ética e moral

A ética é o conjunto de valores e costumes difundidos por uma determinada sociedade, enquanto que a moral é a prática individual influenciada por esse conjunto de valores éticos. Então, ética e moral se complementam, uma vez que nossas decisões morais são também influenciadas pelos valores éticos que recebemos de nossa família,  da sociedade da comunidade.

É importante enfatizar que a separação formal entre moral e ética acontece principalmente a partir da Filosofia Contemporânea. Antes disso, os filósofos não tinham uma fronteira rígida entre esses dois conceitos.

Será a partir do surgimento da modernidade, principalmente com Descartes, que as questões individuais se tornam fundamentais, dando início às investigações entre as tensões internas do sujeito (moral) em confronto com a cultura e as leis (ética).

A ética é o rosto de um povo


ética rosto do povo

A palavra ética é oriunda do grego ethos, que é o espaço simbólico construído pelas práticas de um povo. O ethos nasce da interação dos indivíduos visando o que é bom e certo para a coletividade, e o resultado desta interação é transmitido às futuras gerações.

É, portanto, uma construção social e histórica. A prática do que é considerado correto integra o indivíduo ao ethos de seu povo e também às esferas sociais. O ethos é, portanto, o rosto de um povo. O indivíduo que questiona o ethos  de seu grupo tende a enfrentar enorme resistência.

Aqueles que zelam pelos valores éticos de seu povo são chamados de “vigilantes do ethos“, pois garantem a continuidade desses valores, resistindo às mudanças que ocorrem na tradição.

Um bom exemplo é o respeito que os japoneses têm para com o mais velhos, que são vistos como portadores de experiência e sabedoria. Podemos dizer então que o respeito aos mais velhos é um valor ético do povo japonês, transmitido de geração em geração. Aquele que não demonstra respeito pelos mais velhos tende a ser rejeitado nas esferas sociais.

A decisão moral


moral e ética

A moral é um confronto pessoal entre aquilo que somos e a aquilo que devemos ser. Devemos ser educados; não devemos roubar nem matar;  devemos ajudar o próximo na medida do possível.

Esses valores nos são repassados através de uma ética (o ethos).  Toda ação moral pressupõe um conjunto de valores éticos que a direcionam. A ética é o conjunto desses princípios e a moral a prática individual desses princípios. É esta é a diferença fundamental entre ética e moral. No passado, muitos filósofos não diferenciavam moral e ética, mas atualmente a filosofia contemporânea faz esta divisão.

O dilema moral surge quando devemos fazer o que é certo, no entanto, não queremos (ou não podemos) fazer o que é certo.

Um exemplo é estar atrasado para uma festa e, no meio do caminho, encontrar alguém que sofreu um acidente e precisa de ajuda. Não queremos perder a festa, mas devemos ajudar. Temos então que decidir o que fazer, e esta é uma decisão pessoal. A ética, então, tem a função de nos apoiar nas escolhas morais.

Interação entre ética e moral


Sobre o entendimento humano

Na interação entre ética e moral não existe rigidez. Os valores éticos são uma referência sobre o que devemos fazer, e não uma lei absoluta. Podemos tomar a mentira como exemplo. Não devemos mentir, mas, e se for para salvar uma vida? Certamente não iremos pensar: “Não devo mentir, pois é errado. Então vou deixar essa pessoa morrer”. 

Por isso o filósofo grego Aristóteles disse que a ação moral exige a sabedoria de lidar com o imprevisto, para isso ele recomenda a prudência e a sagacidade. Sócrates também expressou esta questão: “Aquele que contraria a lei por julgá-la injusta, este é melhor que a lei”.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Leia também no netmundi.org


  1. O nascimento da alma
  2. O Pensador e o Demonstrador – sobre as crenças pessoais
  3. A água da vida – uma metáfora sobre o egoísmo
  4. Felicidade – definições e indefinições filosóficas
  5. O dilema do porco-espinho, de Arthur Schopenhauer
  6. A Ética da compaixão de Schopenhauer
  7. Espanto: a origem do pensar
  8. Platão – a ética do Belo e do Bom
  9. Os três filtros de Sócrates: o bom uso da razão