Ícone do site netmundi.org

As Mil e Uma Noites: PDFs para baixar

As Mil e uma Noites

As Mil e Uma Noites” (também conhecido como “Contos das Mil e Uma Noites” ou “Noites Árabes”) é uma vasta coleção de contos populares, fábulas, lendas e anedotas do Oriente Médio e do Sul da Ásia, que foram desenvolvidos ao longo de séculos por diversos autores e contadores de histórias e compiladas em língua árabe a partir do século IX.

No mundo ocidental, a obra passou a ser conhecida a partir de uma tradução para o francês realizada em 1704 por Antoine Galland, transformando-se num clássico da literatura mundial.

É uma obra monumental que reúne a rica tradição oral de diversas culturas, oferecendo um panorama de mundos fantásticos e reflexões sobre a condição humana. É uma celebração da imaginação e da habilidade de contar histórias.

O livro tem uma narrativa principal que enquadra todas as outras:

  1. O Rei Shahryar: O poderoso rei Shahryar descobre que sua esposa o trai. Chocado e enfurecido com a infidelidade feminina, ele decide que toda mulher é infiel. Ele se casa com uma virgem a cada noite e a executa na manhã seguinte, antes que ela tenha a chance de traí-lo.
  2. Shahrazad (Sherazade): A bela e inteligente Shahrazad, filha do vizir do rei, voluntaria-se para se casar com ele. Ela tem um plano ousado para acabar com o ciclo de mortes.
  3. A Arte de Contar Histórias: Na noite de seu casamento, Shahrazad começa a contar uma história fascinante ao rei. No entanto, ela interrompe a narrativa no momento mais emocionante, logo antes do amanhecer. Curioso para saber o desfecho, o rei Shahryar adia sua execução por mais um dia.
  4. Mil e Uma Noites: Shahrazad repete essa estratégia por mil e uma noites. A cada noite, ela conclui a história da noite anterior e começa uma nova, igualmente cativante, sempre parando em um clímax intrigante.
  5. A Transformação do Rei: Ao longo dessas noites, o rei Shahryar é cativado pelas histórias de Shahrazad, que abordam temas de amor, aventura, moralidade, sabedoria, perigo, magia e humor. Lentamente, ele se torna mais sábio e mais compassivo. No final das mil e uma noites, Shahrazad já lhe deu três filhos, e ele se apaixonou verdadeiramente por ela, renunciando ao seu voto cruel e fazendo dela sua rainha permanente.

Tipos de Contos:

Dentro dessa narrativa principal, Shahrazad narra uma miríade de histórias, muitas delas famosas por si só:

Temas Principais:

As Mil e Uma Noites: PDFs para baixar


Sair da versão mobile