HOME

Outros Projetos

Bosque Sonho do Carneiro

arvores15A Amazônia é um patrimônio da humanidade, seja  pela diversidade do seu meio-ambiente, dos seus animais e vegetais. O projeto Bosque Sonho do Carneiro é uma iniciativa desenvolvida há mais de 30 anos pelo advogado, escritor e ambientalista Orlando Carneiro, meu pai. Criei o site do Bosque Sonho do Carneiro em 2002, que desde então tem divulgado este incrível projeto ambiental e atraído várias reportagens, todas disponíveis no site.

Se há os (muitos) que agridem a Amazônia sem se importar com as consequências, desfilando suas personalidades egoístas, há os que procuram defendê-la. O projeto Bosque Sonho do Carneiro é uma iniciativa pessoal do ambientalista paraense Orlando Carneiro, que desenvolve esse projeto com recursos próprios. O bosque é um Banco Genético destinado exclusivamente a preservar as espécies nele introduzidas.

bosque09O bosque possui quase 500 espécies de árvores e palmeiras da Amazônia e do Brasil que estão agrupadas em uma pequena área de 3 hectares localizada no município de Marituba (20 km da cidade de Belém do Pará), e foi criado a partir da informação dos primeiros estudos sobre clonagem vegetal e sua utilização no reflorestamento em larga escala de áreas degradadas, que se finalizados com sucesso fariam com que qualquer vegetal pudesse ser multiplicado a partir de um só exemplar remanescente. Atualmente esta tecnologia é utilizada por grandes empresas brasileiras de celulose e instituições de pesquisa.

Hoje o bosque apresenta uma pequena parte da beleza e diversidade da Amazônia e o objetivo do site é compartilhar essa  beleza, divulgar o conhecimento adquirido durante os anos deste projeto e contribuir para a conscientização da necessidade de preservar a floresta amazônica.

As informações apresentadas são fruto de pesquisa pessoal realizada por Orlando Carneiro, sabedoria popular da Amazônia, livros, contribuição de profissionais. Busca também preservar o inestimável conhecimento dos caboclos da região sobre o uso terapêutico das riquezas da floresta, conhecimento este que tende a desaparecer se não for valorizado.

Amazon Trade

arqueologica01_vA Amazon Trade foi um site criado em 1998 com o objetivo de comercializar produtos amazônicos e pacotes turísticos, além de divulgar a história e a cultura da Amazônia. Foi uma iniciativa dos amigos Alfredo Carneiro (autor do netmundi.org) e Maurício Lopes, em uma época em que a internet no Brasil ainda engatinhava no comércio eletrônico.

Durante 3 anos comercializamos mudas de árvores, sementes, ervas medicinais, flores exóticas, livros, artefatos indígenas e artesanato popular da Amazônia e criamos conteúdo sobre curiosidades da região, dados estatísticos, informações históricas e lendas amazônicas. O site foi citado em jornais e revistas de circulação nacional e pelo jornal argentino Clarín (essas reportagens estão na seção “Imprensa” do site).

A logística representava outro desafio, pois esbarramos nas dificuldades dos artesãos amazônicos, que não tinham (e até hoje não tem) condições nem apoio para produzir suas peças em grande quantidade para atender pedidos de várias lojas do Brasil que tinham interesse em comercializar seus produtos.

quem01A Amazon Trade foi uma grande aventura pessoal e profissional. Foi uma iniciativa honesta e sincera de divulgar a história e as riquezas de uma região que é, até hoje, desconhecida pela grande maioria dos brasileiros, abandonada pelo governo e entregue a todo tipo de abuso e destruição.