HOME

Falácia “post hoc”: a falsa conexão de causa e efeito

Post Hoc - a falsa conexão casual

“Post hoc” é um termo usado para se referir a um raciocínio muito comum entre pessoas supersticiosas. Corresponde à falsa atribuição de causa e efeito: se um evento ocorreu após outro, acredita-se que um é causa do outro. A ocorrência de coincidências tende a reforçar a crença de que, por exemplo, um amuleto, oração ou ritual traz proteção. Ou vestir roupas de certa cor traz boa sorte. Post hoc vem da expressão latina “post hoc ergo propter hoc” (depois disso, logo, causado por isso).

Ouça esse post:

    O fato de um evento ocorrer após o outro não é garantia de conexão. Quando existe uma suspeita de relação de causa e efeito, deve ser possível investigar o fato racionalmente. Não é o caso de acreditar que o surgimento de um gato preto será seguido de acontecimentos ruins; não é possível constatar racionalmente a relação entre os dois. Crenças ou argumentos post hoc dessa natureza são considerados irracionais.

    O julgamento precipitado é uma das principais causas das crenças irracionais, como a post hoc. Se um evento ocorreu após o outro, isso nos dá motivos para pensar em causa e efeito, entretanto, por si só, não é o suficiente para assumir imediatamente a conexão como válida.

    Autor: Alfredo Carneiro

    Referência Bibliográfica


    1. Guia das falácias de Stephen Downes
    2. Law, Stephen. Guia Zahar de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.