HOME

Mircea Eliade | 6 livros para baixar

Mircea Eliade : Livros para baixar

Mircea Eliade (1907-1986) foi um notável estudioso romeno das religiões. Fez uma divisão da vida simbólica em dois grandes campos opostos entre si: o Sagrado e o Profano. É considerado um dos mais importantes pesquisadores da Antropologia da Religião.

Eliade afirma ainda que “o sagrado e o profano constituem duas modalidades de ser no mundo, ou seja, duas situações existenciais diferentes assumidas pelo homem ao longo da sua história”.

Nas sociedades tribais estão estabelecidos de modo mais rígido o campo do que é sagrado e do que é profano.

O sagrado envolve coisas da natureza ou da fabricação humana dando-lhes um caráter de extraordinário — fascinante ou atemorizante — da ordem do mistério, da transcendência.

É o caso dos vários objetos ritualísticos, amuletos, obras de arte, árvores, regiões consideradas santuários, etc. Esses objetos e lugares, muito mais do que mera superstição, marcam de forma clara uma relação entre o mundo visível e o mundo invisível e espiritual.

Vejamos o que afirma Mircea Eliade sobre isso na obra O Sagrado e o Profano:

“O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal-estar diante de inúmeras formas de manifestação do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar-se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata da veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.”

Conforme o autor deixa claro, a veneração de itens e paisagens é a veneração daquilo que é Sagrado, ali representado simbolicamente.

É o Sagrado o verdadeiro objeto de veneração, e não as árvores ou as pedras, que podem ser destruídas a qualquer momento sem prejuízo algum ao Sagrado, que pode se expressar de forma infinita.

O homem vive sua vida em ambiente Profano, mas sua vida não é completa (ou não faz sentido) sem a dualidade entre o Sagrado e Profano.

Assim, entre os povos chamados primitivos ou selvagens está demarcado de forma contrastante o mistério existencial enfrentado por todos os seres humanos.

O entendimento da religiosidade desses povos acaba por revelar muito sobre alguns comportamentos dos povos ditos modernos e civilizados, que muitas vezes, apesar de estranhar os costumes primitivos, “veneram” objetos como objetos (como carros, roupas, etc) como resultado de certa angústia existencial.

Essa angústia, que gera no homem moderno uma veneração vazia, seria uma negação (ou medo) do mistério do mundo e da finitude da vida, que entre os povos “primitivos” é enfrentada de forma mais natural, como um fato inerente à toda existência.

Leia o aqui texto completo: Antropologia da Religião: introdução e principais autores.

Mircea Eliade | 6 livros para baixar


  1. Imagens e Símbolos
  2. Mito do Eterno Retorno
  3. O Sagrado e o Profano
  4. Mito e Realidade
  5. Tratado de História das Religiões
  6. Ferreiros e Alquimistas

Sugestões de Leitura


  1. Coleção Primeiros Passos | 46 livros para baixar (PDF)
  2. Antropologia da Religião | 17 livros para baixar (PDF)
  3. Claude Lévi-Strauss | 12 livros para baixar (PDF)
  4. Antropologia da Religião: introdução e principais autores
  5. O Mundo dos Separados – a religiosidade indígena brasileira
  6. Jean-Baptiste Debret: 40 imagens para ver e baixar
  7. Saiba a diferença entre Mito e Filosofia
  8. O que é Metafísica?
  9. O Motor Imóvel ou Deus segundo Aristóteles
  10. Filosofia Medieval – introdução e principais filósofos

Navegue pelo netmundi.org


  1. Página Principal
  2. Livros para Baixar
  3. Músicas clássicas para ouvir e baixar
  4. Lista das falácias mais utilizadas
  5. Filosofia Antiga
  6. Filosofia Medieval
  7. Filosofia Moderna
  8. Filosofia Contemporânea
  9. Frases de grandes filósofos