HOME

Gottlob Frege | 3 Livros para baixar (PDF)

Gottlob Frege - 3 livros para baixar

As ideias do filósofo alemão Gottlob Frege (1848-1925) são fundamentais para o desenvolvimento da Filosofia do século XX, podendo até mesmo serem consideradas o marco inicial da Filosofia Analítica, influenciando definitivamente a Filosofia da Linguagem.

Além disso, foi responsável por inovações conceituais no campo da lógica, da matemática e da epistemologia. Talvez por isso tenha declarado que “todo bom matemático tem um pouco de filósofo e todo bom filósofo tem um pouco de matemático”.

Sobre o Sentido e a Referência é seu mais conhecido trabalho, onde o filósofo questiona a relação de igualdade, sendo considerado praticamente um clássico da Filosofia da Linguagem. O artigo faz parte de seu livro Lógica e Filosofia da Linguagem.

Neste artigo Frege busca apontar questões sobre as mudanças de sentido que ocorrem quando falamos sobre a mesma referência, como por exemplo, referir-se a Aristóteles ora como discípulo de Platão e ora como Professor de Alexandre, o Grande.

Apesar da referência ser a mesma, que é o filósofo grego Aristóteleso sentido (pensamento ou diferença cognitiva) é diferente. Esta ambiguidade, que pode parecer trivial, carrega um problema na relação de igualdade, principalmente no que tange à linguagem e à lógica.

No início de seu artigo Frege diz: “A igualdade desafia a reflexão, dando origem a questões que não são fáceis de responder. É ela uma relação? Uma relação entre objetos? Ou entre nomes e sinais de objetos?”

De fato, a partir da noção de sentido e referência, todo tipo de questionamento surge na linguagem comum. Como exemplo Frege diz em seu artigo: “As palavras ‘o corpo celeste mais distante da Terra’ têm um sentido, mas é muito duvidoso que também tenha uma referência”.

Da mesma forma, e ainda utilizando outro exemplo de Frege, “A referência de ‘estrela da tarde’ e ‘estrela da manhã’ é a mesma, mas não o sentido”. Nesse caso, a referência é o planeta Vênus, que observado pela manhã tem um sentido e no cair da tarde tem outro. Então, temos um mesmo objeto e dois sentidos, e cada sentido produz uma imagem diferente na mente; um pensamento ou ideia diferente.

O objetivo de Gottlob Frege era criar uma linguagem artificial que eliminasse as ambiguidades e problemas da linguagem comum, aspirando assim à criação de uma linguagem rigorosa (que ele chamou de conceitografia) para as questões matemáticas, lógicas, filosóficas e científicas.

Este texto faz parte do post Filosofia da Linguagem – Introdução e principais autores. Leia o post completo e conheça este fascinante campo da Filosofia.

Gottlob Frege | 3 Livros para baixar (PDF)


Navegue pelo netmundi.org


  1. Página Principal
  2. Livros para Baixar
  3. Músicas clássicas para ouvir e baixar
  4. Lista das falácias mais utilizadas
  5. Blog do Editor
  6. Filosofia Antiga
  7. Filosofia Medieval
  8. Filosofia Moderna
  9. Filosofia Contemporânea
  10. Frases de grandes filósofos