HOME

Coleção História Geral da África: 8 livros para baixar (PDFs)

História Geral da África, Unesco

A Coleção História Geral da África é um trabalho produzido pela UNESCO, que considera esse projeto um dos mais importantes da instituição nos últimos trinta anos.

Essa coleção tem o objetivo de ser referência acerca da cultura e da história da África, que foi sempre contada a partir da visão distorcida de outros povos — e quase nunca a partir dos próprios povos africanos.

Pretende, com isso, ser um marco no reconhecimento do patrimônio cultural do continente, além de apresentar uma visão objetiva de sua história.

A Coleção História Geral da África foi traduzida para o português e disponibilizada em PDF gratuitamente pela UNESCO. Foi publicada também em árabe, inglês, francês e várias outras línguas, inclusive, claro, as línguas africanas hausa, peul e swahili.

Esse trabalho tem ainda importância especial para o Brasil, que durante o período colonial privou os povos africanos escravizados de sua identidade cultural, tendo ainda seus cultos e costumes proibidos e interpretados a partir da ótica distorcida do colonizador.

Essa visão deturpada — com ênfase negativa nas religiões africanas — permanece até hoje como herança do Brasil colonial.

Autor: Alfredo Carneiro

Coleção História Geral da África, da UNESCO: 8 livros para baixar