HOME

Coleção História Geral da África: 8 livros para baixar (PDF)

História Geral da África, Unesco

A Coleção História Geral da África é um trabalho monumental produzido pela UNESCO. A própria UNESCO considera esse projeto um dos mais importantes da instituição nos últimos trinta anos.

Essa coleção tem o objetivo de ser uma referência acerca da cultura e da história da África, que foi sempre contada a partir da visão distorcida de outros povos — e quase nunca a partir dos próprios povos africanos.

Pretende, com isso, ser um marco no reconhecimento do patrimônio cultural da África, além de apresentar uma visão objetiva de sua história obtida dentro do próprio continente.

A Coleção História Geral da África foi traduzida para o português e disponibilizada em PDF pela UNESCO. Foi publicada também em árabe, inglês, francês e várias outras línguas, inclusive, claro, as línguas africanas hausa, peul e swahili.

Esse trabalho tem ainda uma importância especial para o Brasil, que durante o período colonial privou os povos africanos escravizados de sua identidade cultural. Tendo ainda seus cultos e costumes proibidos e interpretados a partir da ótica distorcida do colonizador.

Essa visão deturpada — com ênfase negativa nas religiões africanas — permanece até os dias de hoje como uma herança do Brasil colonial.

Mais do que nunca se faz necessário o resgate da identidade dos povos que formaram nossa nação, para que possamos realizar o ideal de tolerância cultural e religiosa. É nesse espaço que o projeto da UNESCO está inserido.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org 

Coleção História Geral da África, da UNESCO: 8 livros para baixar


Navegue pelo netmundi.org


  1. Página Principal
  2. Livros para Baixar
  3. Músicas clássicas para ouvir e baixar
  4. Lista das falácias mais utilizadas
  5. Filosofia Antiga
  6. Filosofia Medieval
  7. Filosofia Moderna
  8. Filosofia Contemporânea
  9. Frases de grandes filósofos