HOME

René Descartes | 6 livros para baixar (PDF)

Descartes - Psicologia x Ciência

René Descartes (1596- 1650) nasceu com o estigma da fragilidade. Sua mãe  morreu de tuberculose poucos dias após o nascimento dele. Os médicos disseram a seu pai que o garoto também estava destinado a uma sepultura precoce, porque herdara a pálida compleição e a tosse de sua mãe.

O pai, funcionário, público em Poitiers, entregou-o à guarda de uma ama que o afastava dos jogos e brinquedos das outras crianças da aldeia. Como resultado desse excesso de cuidados, cresceu com um espírito “feminino” — dedicado, introspectivo, distante.

O pai chamava-o “o meu filosofozinho”. Aos oito anos, entrou para a escola dos jesuítas de La Flèche, onde os mestres continuaram a encorajá-lo na imobilidade do corpo e no exercício do espírito.

Permitiam-lhe ficar na cama até mais tarde, para que pudesse meditar sobre seus estudos ao passo que, os outros meninos, eram obrigados a recitar em aula as suas lições.

Como resultado dessas horas extraordinárias de lazer, não somente se mantinha em dia com os estudos que lhe eram prescritos, como também conseguia adquirir grande quantidade de conhecimentos adicionais.

Era, especialmente, apaixonado pela leitura dos clássicos, “a fim de empreender jornadas mentais”, como dizia, “pelo passado e travar conversação com os homens mais nobres de outras épocas.”

Talvez por isso Descartes tenha percebido que a Filosofia, desde seu surgimento, não conseguia manter um consenso de opiniões, fato que lhe incomodava.

Contudo, apesar de sua timidez — timidez devida, talvez, aos cuidados excessivos que recebera na infância — destinava-se, Descartes, a revolucionar o pensamento do mundo.

Confira abaixo 6 livros de René Descartes para baixar


  1. Discurso sobre Método (versão 1)
  2. Discurso sobre o Método (versão 2)
  3. Meditações Sobre Filosofia Primeira
  4. Princípios da Filosofia
  5. Regras para a Direção do Espírito
  6. Introdução a René Descartes – Coleção Os Pensadores

Navegue pelo netmundi.org