HOME

John Locke | 4 livros para baixar (PDF)

John Locke

John Locke (1632-1704) escreveu duas obras de grande impacto na evolução posterior da filosofia: o Ensaio sobre o Entendimento Humano, em que desenvolve sua epistemologia empirista, e os Dois Tratados sobre o Governo Civil, em que expõe suas idéias políticas, ambas publicadas em 1690.

No Século XVIII, os nomes de Locke e Newton vão estar intimamente associados – Newton como o que desvendou os segredos do universo físico e Locke o que desvendou os segredos da mente humana, como dirão, mais tarde, os filósofos franceses que se reunirão em torno da grande empreitada da Enciclopédia, em meados do Século XVIII.

As ideias de Locke, com seu empirismo apoiado em grande medida no senso comum, sem grandes ambições metafísicas, tiveram um grande sucesso – sucesso ampliado e reforçado pela associação que logo foi feita entre a epistemologia lockeana e a física newtoniana.

O Ensaio sobre o Entendimento Humano é uma obra vasta e ambiciosa. Sua intenção é semelhante a que animou a filosofia cartesiana: examinar a possibilidade de nosso conhecimento, seus limites e seu fundamento. Dois Tratados sobre o Governo Civil exerceu grande influência sobre a queda do absolutismo monárquico inglês. O filósofo inglês também participou intensamente do movimento político que resultou na chamada Revolução Gloriosa de 1689.

Confira abaixo 4 obras de John Locke para ler e baixar


  1. Ensaio acerca do Entendimento Humano
  2. Dois Tratados sobre o Governo Civil
  3. Carta sobre a Tolerância
  4. Segundo Tratado sobre o Governo Civil

Links sugeridos do netmundi.org


  1. John Locke – Sobre o entendimento humano
  2. Francis Bacon: O avanço científico e os falsos ídolos
  3. René Descartes – a origem do método que mudou o mundo

Navegue pelo netmundi.org