HOME

Georg W. F. Hegel | 11 livros para baixar (PDF)

Friedrich Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel descendia de uma linhagem de funcionários públicos. Na Alemanha, o funcionário público era um civil cujo senso de iniciativa e instinto de liberdade fora paralisado pelo vírus da burocracia. O pai de Hegel guardava os relatórios das finanças de Württemberg. O emblema de sua família era a rotina oficial. Nascido no dia 27 de agosto de 1770, Hegel foi mandado para a escola latina e depois para o seminário teológico em Tübingen.

Revelou-se, contudo, um medíocre estudante das “verdades divinas”. Lhe Interessava muito mais os problemas do mundo. E, na verdade, muitas coisas aconteciam no mundo durante os dias de estudante de Hegel. A França instaurara o “Reino da Razão”. O vinho da Revolução Francesa chegara aos lábios de todos os liberais na Europa inteira. Estes ergueram os chapéus em honra da liberdade, igualdade e fraternidade. Hegel plantou uma “árvore da liberdade” na praça pública de Tübingen saudando a República da França. Depois, passou a se dedicar apaixonadamente pela Filosofia.

Mas até um filósofo precisa comer. Decidiu-se pelo ensino como meio de vida. Por alguns anos, mal conseguiu sobreviver como preceptor esforçado. Tinha um amor pela literatura grega e pela filosofia de Kant, porém, lhe faltava dinheiro.

Contudo, o pai morreu lhe deixando uma pequena herança. Hegel considerava-se agora financeiramente independente. Escreveu a seu amigo Schelling pedindo que lhe indicasse um lugar onde pudesse estabelecer-se a fim de fruir sua herança. Um lugar onde houvesse bons livros e boa cerveja. Schelling respondeu: “venha para Iena”. Iena era uma cidade universitária, na Prússia, onde alguns dos principais jovens intelectuais da Alemanha tinham se reunido para ensinar filosofia…

>> Para ler este texto completo com a biografia de Hegel e uma introdução à sua filosofia, clique aqui!!

Confira abaixo 11 livros de Hegel para baixar


  1. Introdução à História da Filosofia
  2. A Razão na História
  3. Fenomenologia do Espírito (Parte I)
  4. Fenomenologia do Espírito (Parte II)
  5. Sobre o Ensino da Filosofia
  6. Princípios da Filosofia do Direito
  7. Coleção Educadores MEC
  8. Cursos de estética, vol. I
  9. Cursos de estética, vol. II
  10. Cursos de estética, vol. III
  11. Cursos de estética, vol. IV