HOME

Francis Bacon | 7 livros para baixar (PDF)

Francis Bacon

Nascido em uma família da corte inglesa, Francis Bacon (1561 – 1626) foi parlamentar e chanceler. Tornou-se cavaleiro, barão e visconde. Em 1620, publica o Novum OrganumEssa obra prometia promover uma grande renovação na ciência.

Bacon percebeu que alguns dos  desenvolvimentos técnicos decisivos – como a bússola, a imprensa, a pólvora – não devem nada à filosofia aristotélica (tradicionalmente utilizada na ciência até então) embora tenham mudado o mundo. A partir daí, defende expressamente que a ciência que tem mais valor é justamente aquela que tem utilidade e aplicação prática. 

Por isso foi chamado de “primeiro dos modernos e último dos antigos”. São atribuídos a Bacon a invenção do método experimental e a fundação da ciência moderna. Desenvolveu também uma teoria onde classifica os “falsos ídolos” que bloqueiam a mente humana e impedem o avanço da ciência.

Na base da filosofia da ciência de Francis Bacon está a ideia da interpretação da natureza. O propósito da ciência é estender o domínio humano sobre a natureza, o que só pode ser alcançado por um conhecimento preciso e cuidadoso. A lógica tradicional, silogística, dedutiva de Aristóteles, não é capaz de fornecer um método adequado para a construção desse conhecimento. Resta o método indutivo.

No entanto, é preciso que o processo indutivo seja bem conduzido. Feito sem a devida atenção e sem cuidado, pode resultar em generalizações equivocadas. O que Bacon defende é um processo cauteloso e paciente de exame e observação – que chama de interpretação da natureza. Para que isso ocorra, também é necessário remover da mente humana os “falsos ídolos” que bloqueiam o avanço científico.

Para ler o texto completo, clique aqui! 

7 Livros de Francis Bacon para baixar


  1. Novum Organum
  2. Novum Organum (versão 2)
  3. A Sabedoria dos Antigos
  4. Da Proficiência e o Avanço do Conhecimento Divino e Humano
  5. Lógica da Sensação
  6. O progresso do conhecimento
  7. Sobre Jardins

Navegue pelo netmundi.org


  1. Blog do Editor
  2. Posts sobre Filosofia
  3. Pensamentos de vários filósofos