HOME

Sam Harris: “A ciência pode responder questões morais?”

Sam Harris - Ted Valores Morais

Nesta palestra do TED, o filósofo Sam Harris argumenta que a ciência pode ser referência para os valores morais. Normalmente a ciência não é entendida como referencial ético, ficando esta tarefa, em maior escala, nas mãos das religiões. Para ativar as legendas do vídeo, selecione no canto inferior direito a opção “legendas”.

Para Sam Harris, se estamos até hoje em um labirinto moral violento e relativista, é justamente porque a moral está nas mãos da religião. De acordo com o senso comum, a ciência é vista como incapaz de responder às questões mais importantes da vida, porém, isso seria uma ilusão tão grande quanto acreditar que as religiões podem ser referência para valores universais.

A base do argumento de Sam Harris é a ligação entre valores morais em bem-estar. Se consideramos que construir de uma vida digna para nossos semelhantes é importante, então esperamos também que nossos valores nos ajudem nessa tarefa.

Para o filósofo, certo e errado são fatos objetivos. Por exemplo: sabemos que é errado envenenar a água do vizinho ou mesmo matar, torturar e ofender em nome de qualquer religião.

Se nos enganamos sobre isso, é porque nossos valores estão baseados em crenças religiosas desconectadas da realidade objetiva. E é justamente a realidade objetiva o campo de pesquisa da ciência.

Sam Harris busca responder questões sobre capacidade da ciência de nos orientar; sobre como a cultura afeta o cérebro e o comportamento humano e como a cultura está baseada tradicionalmente nas religiões.

Outra noção fundamental para sua argumentação é a distinção entre uma pessoa saudável e uma pessoa doente, sendo essa uma percepção objetiva e, portanto, deveria orientar nossas escolhas.

Autor: Alfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org