HOME

Leonardo da Vinci – explore um caderno do gênio universal

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci não é “apenas” um dos mais influentes artistas de todos os tempos. Foi também uma espécie de “profeta da modernidade” que idealizou centenas de invenções e esquemas de engenharia antes mesmo que existisse tecnologia para criá-las. Suas áreas de interesse não se restringiam apenas à pintura — ainda que seja considerado um dos maiores pintores de todos os tempos — fato que o tornou símbolo do “homem renascentista”, que correspondia a um ideal do Renascimento que acreditava que o homem pode fazer todas as coisas que quiser, sendo ilimitado em suas capacidades.

Leonardo da Vinci deixou vários cadernos de anotações que atestam não apenas a sofisticação de suas ideias, mas também suas enormes habilidades. A British Library digitalizou centenas de páginas de um desses cadernos, o Codex Arundel, que foi escrito de forma espelhada, ou seja, só é possível ler o texto se você o colocar na frente de um espelho. O caderno contém várias notas pessoais, diagramas, esboços artísticos e arquitetônicos.

Eu tenho feito poucos posts indicando links externos, uma vez que muitas publicações acabam saindo do ar e prejudicando o leitor do netmundi. Porém, como se trata de um trabalho de instituição renomada, resolvi indicar este link na esperança de que ele não saia do ar tão cedo. Outro fator que vale a indicação é o excelente trabalho de digitalização realizado pela British Library, permitindo ampliar on-line as páginas do caderno e apreciar os esboços e notas deste “gênio universal” que encarnou o ideal renascentista. Link abaixo.

  • Clique aqui para explorar o Codex Arundel no site da British Library. São mais de 500 folhas digitalizadas.

Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org

Leia Também no netmundi.org:

  1. Renascimento: o período que definiu a Era Moderna
  2. Nicolau Copérnico: do heliocentrismo à Filosofia Moderna
  3. O Renascimento e a revolucionária arte do retrato