HOME

Poeira das Estrelas: as contribuições de Carl Sagan para a ciência

Carl Sagan - poeira das estrelas

Poeira das Estrelas (Star Stuff, 2015) é um curta-metragem inspirado no astrofísico americano Carl Sagan (1934-1996). Apesar de ser mais conhecido pelo seu trabalho como apresentador da série Cosmos nos anos 80, Sagan publicou centenas de artigos científicos e dezenas de livros.

Seus livros não eram apenas sobre ciência, pois também escreveu romances premiados de ficção científica, sendo um deles adaptado para o cinema (Contato, 1997) e outro vencedor do Prêmio Pulitzer em 1978 (Os Dragões do Éden, 1977). Para assistir ao vídeo com legendas, selecione “CC”.

Talvez a principal contribuição de Sagan não tenha sido sua produção científica e literária, mas sim sua capacidade de transmitir assuntos complexos para uma linguagem acessível ao público.

Quando criança, se interessou em saber mais sobre as estrelas, outros planetas e galáxias, mas esbarrou nas dificuldades de conseguir informações e compreender a literatura especializada.

Uma das coisas que impressionou Sagan foi descobrir que o Sol é também uma estrela, sua imaginação infantil se encheu de infinitas possibilidades e questionamentos.

Sua experiência lhe inspirou a divulgar a ciência de forma diferente, e esse foi seu grande mérito. A ciência não é formada apenas por cientistas inatingíveis e grandes descobertas. Sagan compreendeu que ela é também inspiradora, e que deveria se tornar popular. Muitas crianças que assistiram Carl Sagan apresentando seu programa Cosmos se tornaram cientistas.

Para que a ciência evolua em uma sociedade, é necessário também transformá-la em parte da cultura. Assim, os pais podem responder às curiosidades científicas de seus filhos e os jovens são introduzidos no mundo da ciência de forma didática.

Por isso Carl Sagan foi um cientista visionário e generoso. Se preocupou não apenas com os aspectos mais avançados da ciência, mas também com suas bases — os jovens e todos os leigos que contribuem para esse enorme diálogo da humanidade em busca de conhecimento.

Autor: Alfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org