HOME

A felicidade pode começar com um sorriso

A felicidade pode começar com um sorriso

A felicidade começa com um sorriso. Esta propaganda da Coca-Cola apresenta uma ideia que, intencionalmente ou não, acabou fazendo um proposta filosófica. Podemos inferir que alguém com  expressão  séria está mergulhado em pensamentos preocupantes. E aquele que aparenta alegria está pensando em coisas  felizes ou divertidas. Na maioria das vezes acertaremos, e nesses casos o pensamento está comandando nosso corpo.

Por outro lado, o contrário também parece ocorrer: alteramos nossa postura e com isso “espantamos” pensamentos ruins. Claro que, exceto nos casos graves, os pensamentos de boa parte de nossa vida cotidiana são pequenas preocupações diárias. Neste vídeo isso pode ser observado logo no começo, quando as pessoas parecem mergulhadas em pensamentos rotineiros ou “cinzas”, se me permitem a metáfora. O surgimento do ator e sua gargalhada altera a postura dessas pessoas. O riso e a gargalhada estão associadas não tanto a um pensamento, mas sim ao sentimento de alegria. E uma nova disposição corporal — associada à alegria ou outro sentimento positivo — pode alterar nossa forma de pensar e ver o mundo.

A questão filosófica que fica, principalmente para a filosofia da mente, é: são nossos pensamentos que afetam nossa postura ou nossa postura que afeta nossos pensamentos? Ou os dois? Se forem os dois, isso significa que podemos mudar alguns pensamentos e sentimentos através da postura corporal, já que o contrário (alterar intencionalmente os pensamentos) é algo muito difícil. Então, parece que a felicidade de fato pode começar com um sorriso. Existe aqui um vasto campo de pesquisa, bastante explorado pela filosofia, psicologia e pelas terapias alternativas.

Autor: Alfredo Carneiro

Editor do netmundi.org

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda! Muito obrigado!