HOME

Filosofia da Mente: corpo, sorriso e felicidade

Filosofia da Mente - Coca- cola sorriso felicidade

A propaganda “happiness starts with a smile”, da Coca-Cola, apresenta uma situação que, sem intenção, fez uma proposta filosófica. Podemos deduzir que (talvez) alguém com  expressão séria esteja mergulhado em pensamentos preocupantes. E aquele que aparenta alegria está pensando em coisas  felizes ou divertidas. Nesses casos, o pensamento está comandando o corpo.

Por outro lado, o contrário também ocorre: alteramos nossa postura corporal e com isso afetamos nossos pensamentos. Na maioria das vezes, os pensamentos cotidianos são preocupações diárias que, aos poucos, minam nossa saúde mental, mas podem ser minimizados por nova disposição física.

No início do vídeo, as pessoas parecem mergulhadas em pensamentos rotineiros. O surgimento do ator e sua gargalhada altera a postura de todos. O riso e a gargalhada estão associadas não tanto a um pensamento, mas sim ao sentimento de alegria. E uma nova disposição corporal — associada à alegria ou outro sentimento — pode alterar nossa forma de pensar e ver o mundo.

Para a filosofia da mente, fica a questão: são nossos pensamentos que afetam nossa postura ou nossa postura que afeta nossos pensamentos? Ou os dois? Se forem os dois, isso significa que podemos mudar alguns pensamentos e sentimentos através da postura corporal, já que o contrário (alterar intencionalmente os pensamentos) é algo muito difícil.

Então, um estado mental mais saudável de fato pode começar com um sorriso ou mudança de postura. Existe aqui vasto campo de pesquisa, bastante explorado pela filosofia e psicologia.

Autor: Alfredo Carneiro


Navegue pelo netmundi.org