HOME

Caminhos do Ódio: o enigma da natureza humana

Caminhos do ódio (Paths of Hate)

Caminhos do Ódio (Paths of Hate, 2010) é um curta-metragem de animação que apresenta uma perspectiva violenta e absurda da natureza humana. Na história da filosofia, a natureza humana é um dos temas mais antigos e recorrentes. Como todo problema filosófico, é ainda um problema sem solução.

A natureza humana é boa ou má?


Não sabemos dizer — até hoje — se somos por natureza bons ou maus; se temos tendência natural para a generosidade e a cooperação ou se estamos fadados ao combate e ao ódio.

A história está repleta de exemplos altruístas, porém, os exemplos de ódio, violência e egoísmo são mais numerosos.

Caminhos do Ódio nos propõe uma visão absurda que se desenrola em um combate aéreo que aos poucos se revela como a história de todas as guerras e do ódio irracional, um ódio que deforma e cega, nos tornando máquinas de odiar e matar.

Mesmo para os filósofos do contrato social, não existe consenso sobre a natureza humana. Para eles, o homem lançado à sua própria sorte acabará tornando-se (em nome da sobrevivência) violento e territorial.

Sem a organização social adequada, o resultado final será sempre a guerra de todos contra todos. Na visão de Sócrates: “O homem faz o mal por ignorância do bem”. Então, enquanto não atingirmos uma organização social que apresente o bem ao homem, a história do ódio irá sempre se repetir.

Leia também:

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org


Navegue pelo netmundi.org