HOME

Carl Sagan: Um Universo que não foi feito para nós

Carl Sagan

Trechos do livro “Pale Blue Dot: A Vision of the Human Future in Space” de Carl Sagan. As colocações do famoso cientista, apresentadas neste vídeo, são embasadas em comparações entre a evolução científica e as religiões. É importante perceber que, mesmo que Sagan critique as visões religiosas, aceita que elas foram tentativas de explicação da realidade baseadas em seus momentos históricos.

Essa forma de ver as religiões, como participantes do grande diálogo humano em busca de sentido, afirma a importância das visões religiosas, ainda que atualmente elas não sirvam mais como explicações da realidade. Sagan se utiliza da metáfora do jardim do Éden, onde Adão e Eva comem o fruto do conhecimento e abandonam definitivamente a vida ingênua, adentrando em um mundo de grandes dificuldades, mas, que não tem mais volta.

Uma vez que o conhecimento tenha sido adquirido, o ser humano consciente, mesmo vivendo na dificuldade, não pode mais viver na ignorância. Além do mais, seria impossível resistir ao fruto do conhecimento, pois, como nos ensinou Aristóteles, “o ser humano por natureza deseja conhecer”.

Autor: Alfredo Carneiro
Editor do netmundi.org
twitter:@alfredo_mrc

Você pode apoiar este projeto clicando na propaganda abaixo. Muito obrigado!